TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofilmes

Por:   •  2/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

BIOFILMES

Diferente do que se achava, as bactérias não crescem somente de maneira planctônica, ou seja, livres e em suspensão. São raros esses tipos encontrados na natureza. Elas crescem em comunidades, aderidas umas as outras a um substrato. Sendo assim, compõe o “biofilme” que são complexos ecossistemas microbianos, podendo ser formados por populações desenvolvidas a partir de uma única, ou de múltiplas espécies.

A formação de biofilmes pode estar associada à resistência que essas comunidades apresentam, graças a matriz exopolissacarídica (EPS). A matriz contém vários componentes: exopolissacarídeo, proteínas, ácidos nucléicos, entre outros. Por conta disso, os biofilmes se encontram em homeostase (homeo, "similar" ou "igual", e stasis, "estático"). As propriedades desse polímero (EPS) impedem a ação de agentes antimicrobianos e em alguns casos ele é capaz de sequestrar cátions, metais e toxinas. Portanto, os biofilmes se caracterizam por terem sistemas biológicos altamente organizados, onde as bactérias estabelecem comunidades funcionais estruturadas e coordenadas.

O biofilme começa com a ligação de microrganismos livres à uma superfície. Essas primeiras colônias aderem à superfície inicialmente através de forma fraca, forças de van der Waals. Há a divisão celular e a produção do EPS, e depois outras células começam a se agregar no substrato, até formar um biofilme maduro. Normalmente biofilmes são encontrados em substratos sólidos submersos ou expostos a uma solução aquosa. Os microrganismos utilizam os gases odoríferos como alimento para a energia e nutrientes. Os produtos subprodutos são principalmente água, dióxido de carbono, sais minerais, alguns compostos orgânicos e mais microrganismos.

Essas comunidades geram bilhões de gastos todo ano por apresentarem danos a equipamentos, contaminação de produtos, danos até mesmo às pessoas. Eles se encontram, por exemplo, em cascos de navios, podem aparecer em lentes de contato, a placa dentária é um biofilme, em tubulações gerando o entupimento e a corrosão, equipamentos médicos, entre outros. Por outro lado, os biofilmes já estão sendo utilizados como uma fonte de filtração, os biofiltros, usados para tratamento de esgoto por aderirem moléculas orgânicas. Esses biofiltros também são utilizados para tratamento do ar aromatizado (já que utilizam gases odoríferos como alimento, como dito acima), podendo reduzir as emissões de odor em 85% de sulfeto de hidrogênio e amônia em cerca de 60%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com