TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Biofilme?

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Amanda Tairine Gomes R.A8112464

O que é Biofilme?

Biofilmes microbianos são aglomerados de células que aderem à superfície e  entre si e são incorporados em uma matriz de substâncias poliméricas extracelulares.  Esses polímeros são produzidos pelos próprios microrganismos para aumentar suas  chances de sobrevivência em ambientes específicos.

Qual sua função?

O biofilme bacteriano é uma comunidade bacteriana rodeada por substâncias  (principalmente açúcares) produzidas pelas próprias bactérias. Essas substâncias  protegem a comunidade de vários tipos de danos que podem ser sofridos, como a  falta de nutrientes, o uso de antibióticos ou certos tipos de agentes químicos são  usados para combater as bactérias.

É maléfico ou benéfico?

Embora os biofilmes frequentemente causem infecções, às vezes podem ser  benéficos. Por exemplo, os biofilmes podem ser usados no tratamento de água, onde  podem quebrar compostos indesejados e purificar a água.

Biofilme na indústria alimentícia

A formação de biofilmes microbianos ocorre frequentemente na indústria de alimentos devido à presença de grandes quantidades de nutrientes em equipamentos, utensílios e superfícies de contato. Os biofilmes são mais resistentes aos desinfetantes e podem causar corrosão nos equipamentos, o que afeta negativamente a qualidade do produto final. Devido a problemas relacionados a doenças de origem alimentar e deterioração de alimentos, sua presença nos alimentos e no processamento pode causar sérios danos à saúde pública. O biofilme é a causa da existência contínua de bactérias no ambiente de processamento de alimentos e da recontaminação de alimentos processados. Quando ocorre a contaminação de alimentos, ações como recalls são necessárias. Essas ações têm trazido um enorme fardo econômico para o setor, podendo também causar sérios danos à marca.

                                                                                                                                                         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com