TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia 1

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 3

1) Caracterize as células eucarióticas e procarióticas.

As células procarióticas são mais simples que as eucarióticas. Nestas, o DNA não está envolvido por uma membrana, que não tem núcleo definido pela carioteca e também podemos encontrar ribossomos espalhados no citoplasma.

Já as células eucarióticas, possuem um maior tamanho e complexidade, começando pelo núcleo individual, que está envolvido pela carioteca. Seu citoplasma é interconectado por uma rede de tubos e canais membranosos.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

As principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal são os lipídeos, proteínas, água, carboidratos, e ácidos nucléicos. A água tem uma função de suma importância pois ela realiza as atividades metabólicas. Já os carboidratos fornecem a energia necessária para as reações metabólicas das células. Os lipídeos têm função de isolante térmico do corpo assim protegendo os órgãos internos do corpo e exercem a função de reserva energética. As proteínas exercem a função de sustentação estrutural das células e dos tecidos, de transporte, defesa, e controle do metabolismo. O ácido nucléico tem a função de transmitir as informações genéticas e estão relacionadas no controle de atividade celular.

3)  Como é composta a membrana plasmática?

Ela é composta por uma dupla camada de lipídios, proteínas e carboidratos que estão presos a esses lipídeos.

4) Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

O transporte da membrana plasmática  pode ser dividido em dois tipos, são eles: transporte ativo onde ocorre o gasto de energia e o transporte passivo onde não há gasto de energia.

5) Faça uma breve descrição dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Analise como esse conhecimento será útil para sua formação?

O tecido epitelial, exerce diversas funções no organismo. Ele reveste e protege as superfícies internas e externas do corpo, absorve e secreta substâncias e recebe estímulos sensoriais.

O Tecido Conjuntivo sendo basicamente diferente  do tecido epitelial, as células do tecido conjuntivo se encontram distantes umas das outras em geral. Contendo uma grande quantidade de material intercelular entre elas.

Dentre as diversas células do tecido conjuntivo podemos citar algumas como, os fibroblastos, os macrófagos e os adipócitos.

O tecido muscular é um tecido altamente contrátil responsável pelos movimentos voluntários e involuntários do corpo. Ele é constituído principalmente por células alongadas chamadas de fibras musculares, no citoplasma das fibras musculares existem micro filamentos constituídos das proteínas contráteis, a actina e a miosina. O tecido muscular também é classificado em três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.

O tecido nervoso integra todas as partes do organismo recebendo e desencadeando respostas a estímulos assim como os neurônios são as células responsáveis por receber e transmitir os impulsos nervosos, cada neurônio apresenta três regiões fundamentais: os dendritos, o corpo celular e o axônio. Os dendritos são prolongações ramificadas que recebem os estímulos nervosos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com