TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Por:   •  22/11/2016  •  Seminário  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE POSITIVO

ANDRE BORGES

GABRIEL GHEDIN

LEONARDO OLIVEIRA

LUIZ NETO

MAYARA MEHL

RODRIGO MARCHIS

CASO CLÍNICO

Trabalho apresentado à disciplina de

Fundamentos de Física e Biofísica, do Curso de

Graduação em Ciências Biológicas,

 Universidade Positivo.

Profa. Fabíola Regina Stevan

CURITIBA

2015

Caso Clínico – Equilíbrio Ácido Básico

   Um animal herbívoro ao se alimentar, ingere uma grande quantidade de sálvia (Salvia officinalis). As flores e folhas desta planta é utilizada como cicatrizante, anti-inflamatório e anti-séptico. Porém, quando ingerida em excesso pode causar insuficiência renal.

   Após a ingesta o animal começou a ofegar (frequência respiratória aumentada), a apresentar cansaço O biólogo responsável pela reserva ambiental foi chamado, juntamente com o médico veterinário e observaram também que o  fluxo urinário estava muito abaixo do normal.. Fizeram a punção sanguínea e enviaram o sangue para o laboratório. Os resultados laboratoriais estão descritos abaixo:

                  Soro

          Dados Obtidos

    Valores de Referência

Ureia

42 mg/dl

20-40

Sódio

150 mmol/L

132-144

Potássio

2,5 mmol/L

3,3-4,7

Creatinina

2,1 mg/dl

1

             Gasometria

pH

7,32

7,35-7,45

[HCO3-]

15 mmol/L

21-27,5 mmol/L

PO2

89 mmHg

90-100

PCO2

38 mmHg

35-45

SatO2

97%

94% - 95%

ÍNDICE

  1. DISTÚRBIO ÁCIDO-BÁSICO..........................................................................1

CAUSA..................................................................................................................1

  1. ALTERAÇÕES APRESENTADAS..................................................................2

RESULTADOS DOS EXAMES LABORATORIAIS..........................................3

  1. POSSÍVEIS MECANISMOS DE COMPENSAÇÃO......................................4
  2. TRATAMENTO..................................................................................................5
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÂFICAS..............................................................6

               

  1. DISTÚRBIO ÁCIDO-BÁSICO

Acidose Metabólica ( Distúrbio simples )

   Alteração primária: Diminuição de [HCO3-]

   A acidose metabólica é caracterizada por um aumento na concentração de ácidos presente no líquido extracelular (GUYTON & HALL, 2006). As principais causas relacionadas à acidose metabólica incluem a perda de bicarbonato através de líquidos corporais, redução na excreção de ácidos pelos rins e aumento na produção de ácidos orgânicos (GUYTON & HALL, 2006).

   Nos casos de acidose metabólica, quando o pH do sangue diminui, a respiração torna-se mais rápida, visto que os pulmões tentam liberar o excesso de ácido presente no organismo (BURTON & ROSE, 2001). Os rins também tentam compensar o acúmulo de ácido por meio da excreção de ácido na urina, porém, em indivíduos com problemas renais (insuficiência renal), esse mecanismo não consegue ser efetivo, fazendo com que o corpo continue a produzir ácido, conduzindo à uma acidose (SILVERTHORN, 2010 ; FERREIRA, 2003).  

CAUSA

   As principais causas de acidose metabólica são: perda de bicarbonato, redução na excreção de ácidos e aumento na produção de ácidos orgânicos (GUYTON & HALL, 2006).  

   Algumas doenças, como a diabetes mellitus tipo I, fazem com que o organismo produza grande quantidade de ácido, decompondo lipídeos e produzindo ácidos conhecidos como cetonas (SILVERTHORN, 2010).

 No caso apresentado pelo animal, a acidose metabólica pode ser consequência da incapacidade dos rins em excretarem a quantidade suficiente de ácido, sendo que a produção de quantidades normais de ácido pode produzir uma acidose quando os rins não funcionam normalmente (FERREIRA, 2003; GUYTON & HALL, 2006). Este tipo de disfunção do rim denomina-se acidose tubular renal e pode surgir em indivíduos com insuficiência renal ou que tenham alterações que afetam a capacidade dos rins para excretar ácido (BURTON & ROSE, 2001). Dessa forma, os rins são deficientes em filtrar as toxinas presentes no sangue através da urina, resultando em um acúmulo dessas toxinas (SILVERTHORN, 2010). Além disso, o animal apresentou frequência respiratória aumentada e cansaço, dois sintomas de acidose metabólica.

  1. ALTERAÇÕES APRESENTADAS

Além da insuficiência renal o animal pode apresentar outra alterações, como acidose tubular renal (um tipo de malformação renal), e também perda de bases, como o bicarbonato, através do trato gastrointestinal, causada por diarreia, íleostomia ou uma colostomia (DUBOSE & HAMM, 2003).

RESULTADOS DOS EXAMES LABORATORIAIS

                  Soro

          Dados Obtidos

    Valores de Referência

Ureia

42 mg/dl

20-40

Sódio

150 mmol/L

132-144

Potássio

2,5 mmol/L

3,3-4,7

Creatinina

2,1 mg/dl

1

             Gasometria

pH

7,32

7,35-7,45

[HCO3-]

15 mmol/L

21-27,5 mmol/L

PO2

89 mmHg

90-100

PCO2

38 mmHg

35-45

SatO2

97%

94% - 95%

De acordo com os resultados laboratoriais, foi possível identificar uma leve queda no pH sanguíneo, corroborando com o diagnóstico de acidose metabólica. Além disso, os níveis tanto de sódio, quanto de potássio estão fora dos padrões normais, o que pode ser correlacionado com o mal funcionando do mecanismo da Bomba Na/K.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com