TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Por:   •  21/11/2015  •  Resenha  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Defina célula?

De acordo com o que pudemos aprender durante o estudo das unidades pertinentes a matéria, podemos definir a Célula como a estrutura básica, funcional e unidade biológica de todos os seres vivos conhecidos.

  1. Qual a constituição básica de uma célula?

A constituição da célula, pode ser definida como um pequeno bolsa, cheia de um liquido espesso no qual se encontram estruturas, cada qual com sua função pertinente. De um modo geral, a célula é constituída da membrana celular, citoplasma e núcleo.

  1. Quais são os dois tipos celulares? Caracterize cada uma.

De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em Eucariontes e Procariontes:

Células Procariontes:

 Também são chamadas na literatura de protocélulas, são células bem diferentes das eucariontes. A característica mais notável desta célula, é a ausência da carioteca(membrana celular) individualizando o núcleo celular, também se nota a ausência de organelas, e devido ao seu pequeno tamanho, é associado ao fato de não possuírem compartimentos membranosos. O DNA desta célula, é em forma de anel e não associados a proteínas. Outro detalhe, importante de se ressaltar sobre as células procariontes, é que elas são desprovidas de mitocôndrias, complexo de Golgi, retículos endoplasmáticos, e cariomembrana o que faz com que o DN desta célula, fique disperso no citoplasma.

Células Eucariontes:

Também conhecidas como eucélulas, são de uma complexidade muito maior que as procariontes. Possuem membranas celular individualizadas, e vários tipos de organelas, a maioria dos animais e plantas conhecidos, são dotados deste tipo de célula. Algumas vertentes de estudo, indicam que estas células, surgiram da evolução das células procariontes, entretanto, não é possível identificar com precisão quanto tempo está célula primitiva (procarionte) levou para se aperfeiçoar de tal forma, até termos este modelo que é nosso objeto de estudo.

  1. Quais são as principais biomoléculas que compõem a célula?

As biomoléculas são compostos químicos sintetizados pelos seres vivos, são em sua maioria compostos de carbono, podemos elencar as seguintes biomoléculas como os principais componentes da célula:

Agua: é sem dúvida a principal biomolécula da célula, responsável por 70% do peso total de uma célula.

Proteínas: Constituem a maior fração da matéria viva, são as macromoléculas mais complexas e possuem inúmeras funções na célula.

Carboidratos: São os principais combustíveis da célula, possuem também função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular.

Lipídios: formam nossa principal cadeia de armazenamento de energia, e possuem importante função na estrutura das membranas biológicas.

  1. Qual a importância biológica da água?

Além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel de extrema importância na definição das estruturas e funções celulares, a agua é também o principal responsável pelo transporte de nutrientes pelo corpo. Outro detalhe extremamente relevante, é que agua é o meio ideal para a maioria das reações bioquímicas, esta serve como solvente natural para IONS, minerais e outras substancias, e também como meio de dispersão coloidal para a estrutura do citoplasma.

  1. Qual a função do carboidrato? Diferencie os três grupos encontrados?

Os carboidratos desempenham funções importantes em nosso organismo, uma vez que é através deles que nossa célula obtém energia para realizar suas funções. Os carboidratos são divididos em três grupos principais, monossacarídeos, polissacarídeos e dissacarídeos.

Monossacarídeos: 

São os carboidratos de constituição mais simples, são, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose,

Dissacarídeos:

 São açúcares simples, compostos de dois monossacarídeos ligados. Uma reação de condensação ocorre quando dois monossacarídeos se combinam liberando uma molécula de agua. Para que sejam absorvidos pelo organismo devem ser hidrolisados, e transformados em monossacarídeos, alguns dos principais carboidratos deste grupo são:

Sacarose = glicose + frutose (açúcar comum de mesa)
2) Lactose = glicose + galactose (açúcar do leite)
3) Maltose = glicose + glicose (açúcar do malte)

Polissacarídeos:

 São uniões de várias unidades de glicose, diferindo apenas no tipo de ligação. Os polissacarídeos são menos solúveis e mais estáveis que os açúcares mais simples. São conhecidos como carboidratos complexos:

Amido:

 É a reserva energética dos vegetais. Encontrados em grãos, raízes, vegetais e legumes.

Celulose:

 É o polissacarídeo constituinte da estrutura celular dos vegetais. A celulose não sofre ação das enzimas digestivas de humanos, com isso não é digerida e torna-se uma fonte importante de fibras da dieta. A celulose encontra-se apenas em vegetais: frutas, hortaliças, legumes, grãos, nozes e sementes.

  1. Quais as funções dos lipídios? Diferencie os três tipos encontrados.

Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Uma característica relevante, sobre os lipídios é que estes possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

Os lipídios possuem quatro funções básicas no organismo, o fornecimento de energia para as células, entretanto, a primeira fonte de energia ao qual as células recorrem são os glicídios, atuam como isolantes térmicos, alguns lipídios participam da composição das membranas celulares e a facilitação de determinadas reações químicas nos organismos vivos. Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com