TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Fermentação Láctica

Por:   •  11/4/2021  •  Seminário  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Fermentação láctica

A fermentação láctica ocorre em duas etapas: a glicólise e a fermentação.

Glicólise: Como o nome já diz, nesta etapa a glicólise é quebrada (glico: glicose, lise: quebra). Em um primeiro momento, a glicose vai ser fosforilada e quebrada, gerando duas moléculas de triose fosfato. Para que isso ocorra, a célula que está fazendo a fermentação gasta 2 ATPs. Pode parecer estranho que em um processo para obter energia a célula acabe gastando energia. Mas não se preocupe, isso é apenas um “investimento” que a célula realiza.

Após esse estágio, as moléculas de triose fosfato são convertidas em moléculas de piruvato, também chamadas de ácido pirúvico. Nesse processo, ocorre a formação de 4 ATPs. Sendo assim, como a célula gastou 2 ATPs para iniciar a glicólise, o saldo de energia desse processo é de 2 ATPs.

Fermentação: Para que ocorra a glicólise, são formadas duas moléculas de NADH2. Como não há oxigênio para receber o hidrogênio presente no NADH2, o hidrogênio será recolocado nas moléculas de piruvato. Assim, as moléculas de NADH2 podem voltar a ser NAD+ para entrarem em um novo processo de glicólise.

Dessa maneira, ao transferir o hidrogênio para as moléculas de piruvato, a reação irá formar ácido láctico. A fermentação láctica é realizada por microrganismos e também por alguns tecidos de pluricelulares.

Os lactobacilos são exemplos de microrganismos que realizam a fermentação láctica. Neste caso, eles quebram a lactose presente no leite em monossacarídeos através da ação de enzimas, como a lactase. Depois, iniciam o processo de fermentação. Industrialmente, aproveitamos esse processo para a produção de iogurtes, por exemplo. O sabor azedinho que você sente ao comer iogurtes vem justamente do ácido láctico produzido durante a fermentação.

Fermentação alcoólica

Assim como a fermentação láctica, a fermentação alcoólica ocorrerá em duas etapas: a glicólise e a fermentação. A diferença é que a segunda etapa irá formar moléculas de álcool e não de ácido láctico.

Neste tipo de fermentação, as duas moléculas de piruvato são descarboxiladas, liberando CO2. Isto produzirá um composto formado por dois carbonos chamado de acetaldeído. Neste caso, o acetaldeído é quem será o aceptor de elétrons das moléculas de NADH2 liberadas durante a glicólise. A partir da ação da enzima álcool desidrogenase, o acetaldeído será reduzido, formando álcool etílico. Veja o resumo da reação na imagem a seguir:

Assim como na fermentação láctica, os produtos da fermentação alcoólica são aproveitados industrialmente. O fungo Saccharomyces cerevisiae é um microrganismo que realiza este tipo de fermentação e é largamente utilizado na indústria. O álcool produzido por este microrganismo é utilizado na produção de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja. Além da produção de álcool, o levedo também é utilizado como fermento de pão. Isso porque o gás carbônico liberado pela descarboxilação das moléculas de piruvato cria bolhas no interior das massas de pães fazendo com que elas “cresçam”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com