TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Membrana Plasmática

Por:   •  6/10/2021  •  Seminário  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 02 -1 ano

Membrana plasmática

Vamos primeiro falar sobre as características da membrana ok?

Então ela é uma célula viva, ela é elástica, e a gnt só consegue ver a membrana plasmática em microscópio eletrônico, naquele simples não é possível.

Ela  tem aproximadamente 75 A angiston de comprimento, pra quem não sabe angiston é menor do q nanômetro

E ela é considerada enjoada kkk... pq? Ela não perminte q entre qlqr coisa na célula, ela então tem a permeabilidade seletiva. Sendo assim dizemos que ela é semipermeável

E como ela é constituída? Basicamente de lipidos e proteína.  E em alguns seres vai ter moléculas de glicose

E que tipo de lipídeos vai ter essa membrana? Vcs vao ver no desenho q vou mostrar q vai ter lipídeo com um tipo de “perninha” ele é chamado de fosfolipideo, e ele vai ser constituído de 2 camadas, uma em cima e outra embaixo. Então se eu perguntar na prova vc vai dizer q ela tem uma dupla camada de fosfoslipideo ou bicamada tanto faz e ela esta intercalada com uma molécula de proteína. E que ela é fluida, ou seja, não se permanece (estática/parada)

Como assim fluido? Pessoal, esses fosfolipideos eles ficam “dançando”, ou seja, se movimentando e ate podem trocar de lugar.

Ah e uma obs. Tem proteínas dessa membrana q ficam integralmente na membrana e essa chamamos de proteína integral e temos uma q fica na periferia no qual chamamos de periférica.

Pessoal o lipídeo lembra q falei q ele seria uma cabeça com perninhas? Então a cabeça  dele tem o fosfato e ele é polar pq ele tem uma negatividade ( lembrando que quem é polar tem “atração” ou seja “amigo da agua), então podemos dizer que ele é hidrofílico (hidro= agua , filico= afinidade). As perninhas seria o ácidos graxo ele é chamado de apolar pois não gosta de agua ou seja sem atração, sendo assim dizemos que ele é hidrofóbico.

Pessoal a proteína tem alguma função? Tem varias  e ela pode atuar como receptor é aquele q vai receber ... por ex pessoas q utilizam da insulina ( que é um tipo de hormônio) ela chega numa célula q vai ter o receptor que vai receber e ela ainda vai ter q reconhecer q aquilo se trata de um insulina.

Existe receptores que ficam iguais um cálice em cima da membrana e pode esta em cima de uma proteína e então chamamos de glicoproteína, e pode esta em cima de um fosforolipideo chamamos de glicolipideo.  O nome q podemos dar em geral é o glicocálice, e sua função é de aderir ( ele serve para aderir uma célula com a outra ) e reconhecimento celular ex. hormônio, vírus .

A proteína pode tbm atuar como enzima, ou seja, a enzima seria o q na química chamamos de catalizador , ou seja, ela acelera a reação, por exemplo, as vezes essas proteínas aceleram a entrada de substancias.  Tbm pode atuar como transporte ( q vamos daqui a pouco falar sobre isso).

Lembra q eu falei q a membrana tem permeabilidade seletiva? Pois bem vamos falar dos tipos de permeabilidade.

Por exemplo: O álcool que vc ingere, ele entra fácil na membrana. Os gases exemplo O2 ,CO2 tbm entra com facilidade. Agora qdo falamos de inos, exemplo potássio...sódio, qlqr  ions eles tem uma dificuldade pra passar na membrana, então eles precisam da proteína pra entra na célula. Outro exemplo é a glicose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com