TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia e suas vitaminas

Por:   •  1/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 7

1.INTRODUÇÃO

Vitaminas Lipossolúveis são substâncias orgânicas existentes em vários alimentos em quantidades pequenas e indispensáveis ao funcionamento do organismo, na forma de cofatores. Sua ausência sistemática na dieta resulta, quase sempre, em crescimento e desenvolvimento deficientes e outras perturbações orgânicas, configurando-se um quadro sintomatológico característico de carência. Independentemente dos fatores do ambiente, a maioria dos organismos animais é incapaz de sintetizá-las por via anabólica, razão pela qual precisam ser incluídas nas dietas; em geral, são necessárias em micro quantidades e em função da idade, sexo, estado fisiológico e atividade física do indivíduo. Tradicionalmente, as vitaminas são classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis.

2.QUAIS SÃO

As vitaminas lipossolúveis, notadamente A, D e E,K têm merecido destaque quando do desenvolvimento de produtos enriquecidos e vitaminados, com o intuito de assegurar ao público infantil o suprimento destes micronutrientes essenciais ao crescimento, desenvolvimento e outras funções biológicas. Crianças e jovens são extremamente sensíveis às variações dos teores de vitaminas A e D em função das baixas reservas ao nascer, rápido crescimento, diferencia- ação celular e alto “turnover” destes nutrientes em relação aos dos adultos declarados nos rótulos dos alimentos enriquecidos e vitaminados e a possível toxicidade de alguns deles tem ressaltado a necessidade de se determinar a composição química dos micronutrientes em alimentos.

VITAMINA A

Nome vulgar: retinol, retinal e ácido retinóico. É sensível à oxidação pelo ar. A perda de atividade é acelerada pelo calor e pela exposição à luz. A oxidação das gorduras pode destruir as vitaminas lipossolúveis, incluindo a vitamina A. A presença de antioxidantes, tais como a vitamina E contribui para a proteção da vitamina A.

O betacaroteno é uma das vitaminas mais estáveis em vegetais. Têm sido documentadas perdas pela cozedura de 25%, mas apenas após fervura por um período comparativamente longo.

VITAMINA D

Nome vulgar: calcífero. É essencial para a homeostase. Necessária para a absorção do cálcio e do fósforo no intestino grosso, para a sua mobilização a partir dos ossos e a para a sua reabsorção nos rins. Através destas três funções, a vitamina D tem um papel importante em assegurar o funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia. O depósito de minerais no esqueleto é o resultado de elevadas concentrações de cálcio e fósforo no sangue, sendo assim apenas indiretamente devido apenas à ação da vitamina D.

Para executar as suas funções biológicas, o calcitriol, assim como outros hormônios, liga-se a receptores específicos nas células alvo. Esses receptores têm sido encontrados em uma grande variedade de tecidos. Tem sido proposto que a vitamina D é também importante para a secreção de insulina e prolactina, resposta imunitária e ao stress, síntese da melanina e para a diferenciação das células da pele e do sangue.

VITAMINA K

Nome vulgar: Filoquinona, menadiona. É encontrada em varias formas, a vitamina K1 (filoquinona, fitonadiona) encontram-se principalmente nos vegetais. A vitamina K2 (menaquinona), é sintetizada por bactérias no trato intestinal dos seres humanos e de vários animais. A vitamina K3 (menadiona) é um composto sintético que pode ser convertido em K2 no trato intestinal.

A vitamina K é necessária principalmente para o mecanismo da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até à morte a partir de cortes e feridas, bem como contra as hemorragias internas. A vitamina K é essencial para a síntese da protrombina, uma proteína que converte o fibrinogénio solúvel em circulação no sangue numa proteína bastante insolúvel chamada fibrina, o componente principal de um coágulo sanguíneo.

VITAMINA E 

Nome vulgar: á-tocoferol. E compreende um grupo de oito substâncias semelhantes denominadas tocoferóis, sendo a mais importante o alfa-tocoferol.Essa vitamina foi descoberta no ano de 1922 por Evans e Bichop, quando foi observado em um experimento com ratas que, na ausência de determinada substância, as fêmeas prenhes não conseguiam manter a gestação.

3.FUNCÕES BIOLÓGICAS

VITAMINA A

Essencial à visão; - mantém a pele e os tecidos saudáveis; - desempenha um papel importante no desenvolvimento dos ossos; - necessário para o funcionamento do sistema imunitário e dos órgãos reprodutores; - antioxidante.

VITAMINA D

Ajuda a manter normais os níveis de cálcio e fósforo no sangue, o que fortalece os ossos; - ajuda a manter os ossos e os dentes saudáveis.

VITAMINA K

Ativa o cálcio e as proteínas essenciais à coagulação sanguínea e a calcificação normal dos ossos.

VITAMINA E

Antioxidante; - previne a oxidação das vitaminas A, C e ácidos gordos poli saturados; - necessária para o funcionamento dos órgãos reprodutores; - utilizada na indústria para retardar o aparecimento de ranço nas gorduras e alimentos.

Proteção dos tecidos do corpo de reações que os danifiquem (perioxidação) as quais surgem a partir de muitos processos metabólicos normais e agentes tóxicos exógenos. Protege as membranas biológicas, tais como as encontradas nos nervos, músculos e sistema cardiovascular. ajuda a prolongar a vida dos eritrócitos (glóbulos vermelho).

4.DOENÇAS CAUSADAS POR SUA DEFICIÊNCIA 

VITAMINA A 

A carência dessa vitamina pode provocar a xeroftalmia, também chamada de olho seco ou ceratoconjuntivite seca, uma enfermidade que se caracteriza não só por alterações na produção de lágrimas ou na sua composição, como também produz secura da pele, da córnea, das conjuntivas e o aparecimento de pequenas manchas brancas na esclerótica (manchas de Bitot). Nos casos mais graves de xeroftalmia, podem ocorrer ulceração e necrose da córnea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com