TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomedicia Trajetoria

Casos: Biomedicia Trajetoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  218 Visualizações

A Trajetória do curso de Biomedicina no Brasil: Origem e situação atual

A Biomedicina, no Brasil esta completando neste ano 2006, 40 anos de existência. De sua origem para cá, o curso sofreu diversas modificações, ampliando a suas habilitações projeto interministerial.

O objetivo do curso de Biomedicina era o de formação de profissionais biomédicos para atuarem como docentes especializados nas disciplinas básicas das escolas de medicina e de odontologia, pesquisadores científicos nas áreas de ciências básicas.

Com a federalização da Escola de Medicina (EPM)e com a entrada em vigor da Lei 4024 de 1961,que estabelecia as diretrizes e Bases da Educação Nacional o Regimento da Escola Paulista de Medicina foi modificado, sendo aprovado pelo então Conselho Federal de Educação em 8 de Julho de 1965.Neste novo regimento previa-se de um curso de Graduação Biomédica.

Porém, com exceção dessas áreas, embora formado em curso reconhecido, o egresso encontrava sérias dificuldades para inserção no mercado de trabalho, visto que a profissão de Biomédico ainda não era regulamentada em lei e os exames laboratoriais, embora sem exclusividades legal, eram realizados por médicos e farmacêuticos-bioquímicos.

A árdua luta para regulamentar a profissão inicia-se com a participação efetiva das escolas Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (atual centro Universitário Barão de Mauá).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com