TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CLÍNICO

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CLÍNICO

  1. Paciente PD, 28 anos procura atendimento no PS de sua cidade por sentir intenso mal estar, dor e abdominal, muscular e de cabeça. Ao ser examinado foram anotados os seguintes sintomas: astenia, prostração, febre alta (38,7°C), exantema e prurido. O paciente foi encaminhado para realizar exames no laboratório do hospital que apresentaram os seguintes resultados: prova do laço positiva (35 petéquias/área demarcada); contagem de plaquetas com 97 mil/milímetro cúbico) e a pressão arterial de 110X60mmHg. O paciente então diz ao médico que já toma medicamento antiácido para tratamento de gastrite crônica e faz uso de AAS todos os dias, pois é cardíaco. Recebe o paracetamol e fica em observação no hospital.
  1. Sabendo dos medicamentos previamente usados pelo paciente, qual seria a conduta médica ao receitar o antitérmico e analgésico, tendo em vista a necessidade urgente de baixar a febre e melhorar o conforto do paciente?
  2. Com os dados dos exames o indicativo é que o paciente esteja com dengue e ao saber do uso diário do AAS o médico ficou preocupado. Por quê?
  3. A escolha para substituir o AAS foi o medicamento paracetamol e sabendo do uso do anti-ácido podemos dizer que a escolha foi correta? Ele será devidamente absorvido?
  4. Após tomar o paracetamol o paciente apresentou: náusea, vomito, diaforese e dor no hipocôndrio direito. Foram solicitados exames complementares e o paciente apresentou elevação de enzimas hepáticas e bilirrubina, aumento de protrombrina e trombocitopenia. Rapidamente o carvão ativado foi administrado ao paciente e a dipirona foi utilizada como analgésico de escolha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com