TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTES QUÍMICOS DA CÉLULA

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEEVALE

ATIVIDADE: BIOLOGIA CELULAR

Prof. Paula Luce Bohrer

Priscila Jaeger Alves

Julia Fleck

COMPONENTES QUÍMICOS DA CÉLULA

Novo Hamburgo

2018

                A estrutura da célula resulta de uma organização molecular muito precisa. Ela possui componentes químicos orgânicos e inorgânicos. Os componentes inorgânicos são formados por água e minerais. Já os orgânicos são formados por ácidos nucléicos, hidratos de carbono, lipídeos, e proteínas. A célula é constituída por 75 a 85% de água, 2 a 3% de sais inorgânicos e o restante de compostos orgânicos.

               Os sais inorgânicos são: Cálcio, ferro, magnésio, fosfato e iodo. Sendo que podemos citar algumas funções, como por exemplo, composição da estrutura de ATP, participação da estrutura hormonal, respiração celular, contração muscular e coagulação do sangue.

               Já nos compostos orgânicos, podemos citar os ácidos nucléicos, que são macromoléculas de grande importância biológica, pois todo ser humano possui DNA e RNA. O DNA constitui o banco de informação genético, presente no núcleo da célula, constituindo os cromossomos. Já o RNA se localiza tanto no núcleo, onde é formado, como no citoplasma, para onde se dirige para reger a síntese proteica.

               Dando sequência, temos ainda os hidratos de carbono, que formam a principal fonte de energia da célula, e fazem parte da estrutura das membranas celulares e da matriz extracelular. Os carboidratos são classificados como monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos, e polissacarídeos.

                Os lipídeos também fazem parte dos compostos orgânicos, e eles são um grupo de moléculas insolúvel em água (apolar), e solúvel em solventes orgânicos. Os lipídeos mais comuns nas células são: triglicerídeos, fosfolipídios e os esteroides. Os triglicerídeos servem de reserva de energia para o organismo, pois seus ácidos graxos liberarem grande quantidade de energia quando oxidados (mais que o dobro de energia liberada pelos carboidratos). Os fosfolipídios são extremamente importantes, porque são encontrados formando a membrana plasmática de todas as células. Os esteroides estão presentes na membrana plasmática da célula, garantindo sua fluidez, e também é encontrado formando hormônios sexuais, como estrógeno e testosterona.

               Por fim, podemos mencionar ainda as proteínas. Elas são cadeias de aminoácidos unidas por ligações peptídicas. Sua estrutura é composta por um grupo de carboxila, um grupo de amino, um carbono alfa ligado ao hidrogênio, e uma cadeia lateral. Uma das diversas proteínas que possuímos são as enzimas, são elas que catalisam reações químicas dos seres vivos, acelerando seu metabolismo. Cada enzima atua para um tipo específico de reação, ou seja, efetuam sempre a mesma reação e função. Ainda, algumas enzimas necessitam de coenzimas para poder atuar, muitas delas são vitaminas pertencentes ao grupo B.

               Existem algumas regulações na célula, sendo uma delas, a regulação alostérica, em que a ligação da molécula reguladora não se liga ao sítio catalítico, mas em um outro local sobre a proteína. Contudo há o que chamamos de inibidores de enzimas, que podem ser classificados como irreversível e reversível. A inibição irreversível pode ser consequência das desnaturação da enzima ou da formação de pontos covalentes entre a enzima e outro tipo de molécula. E a inibição reversível, é quando as moléculas do inibidor e as moléculas da enzima se unem por ligações não covalentes, que, por serem mais instáveis, podem ser rompidas. Fazendo assim, com que a enzima retome suas atividades posteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com