TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTAMINANTES DA ÁGUA

Por:   •  23/4/2015  •  Seminário  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A poluição de águas superficiais e subterrâneas tem se tornado a grande responsável pela qualidade da mesma, sendo que quando falamos da água superficial a contaminação é bem mais rápida e de maior impacto do que as subterrâneas, pois a distância que o contaminante tem que percorrer diminui seu potencial de contaminação. Diversos autores descrevem a agricultura, os óleos, graxas, pesticidas, resíduos domiciliares e industriais como uma grande classe dos contaminantes dos recursos hídricos, focando assim métodos que ajuda a obter água com qualidade e abundância. Portanto a PORTARIA  Nº 518/2004 descreve os parametros para caracterização da água destinada ao consumo humano, mas somente seu tratamento não garante os padrões de potabilidade, uma vez que durante a distribuição ela pode se deteriorar.

Palavras-chave: Poluíção das águas; Contaminantes; Potabilidade.

INTRODUÇÃO

A água é um importante recurso natural, sem a qual a vida não existiria. Entretanto com todos os esforços para armazenar e diminuir o seu consumo, a água está tornando-se escassa e perdendo sua qualidade cada vez mais rápido. (FREITAS e ALMEIDA, 1998). Mesmo em regiões com grandes abundâncias de recursos hídricos, constata-se uma preocupação com a disponibilidade a longo prazo, visto que os impactos ambientais nos meios hídricos já podem ser consierados problemas globais. (FERNANDES, 2006).

Para a utilização da água é preciso considerar diversos fatores. Segundo Braga et al. (2005) são necessários fatores físicos, químicos e biológicos para caracterizar a qualidade da água, que se difere dependendo do local que se encontra.

Os indicadores físicos incluem a cor, turbidez, sabor e odor. A cor indica a existência de substâncias em solução. A turbidez deriva da presença de partículas coloidais. E o sabor e odor associa a existência de poluentes industriais e matéria orgânica  em decomposição. As características químicas decorrem da presença de substâncias dissolvidas na água. Os principais indicadores são: salinidade, dureza, alcalinidade, corrosividade, impurezas orgânicas, compostos tóxicos, fenóis, detergente, agrotóxicos e radioatividade. (BRAGA et al, 2005)

            As características biológicas da água, são dois indicadores mais importantes: algas e microorganismos patogênicos. As algas podem levar a concentração de grande massa orgânica, levando a formação do lodo. Os microorganismos patogênicos, chegam as águas pelos despejos de esgotos sanitários, principalmente pela matéria fecal existente. (BRAGA et al, 2005)

          A água potável deve ter sabor e odor agradáveis, ausência de patôgenos, ter baixa unidade de cor aparente, e não apresentar substâncias químicas em concentrações que possam afetar a saúde da população (JAQUES, 2005).

         O presente estudo vem com o objetivo de explorar mais o conhecimento já existente, acerca dos principais contaminantes da água e a sua potabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com SILVA e  PRUSKI (1996) cita que além do aumento da demanda de água dão também notórios os problemas de deterioração da qualidade das águas em decorrência da poluição.

            A maioria dos contaminantes da água devido á atividade humana, está diretamente relacionada ás fontes industriais e agrícolas. De uma variedade enorme, e os mais importantes são os metais pesados (como chumbo, arsênio, cádmo e mercúrio), agrotóxicos (nitratos, compostos organoclorados, organofosforados ou carbamatos) e compostos orgânicos voláteis (como produtos combustíveis e solventes halogenados).  (HU e KIM, 1994; NETO e FERREIRA, 2007)

            Segundo BERTI (2009), os agrotóxicos são um contaminante devido a sua função ser a de espécies não-alvo, além de contaminar a água, atmosfera e acumular no ambiente, afetando assim a biota aquática e consequentemente o ser humano.

          Os agrotóxicos assumem caráter destacando enquanto contaminantes pela intensidade e não raro, indiscriminação que caracterizam seu consumo no país. (FERNANDES NETO e SARCINELLI, 2009)

          A concentração dos pesticidas na água, é baixa devido a sua solubilidade em água ser muito baixa. Isto no entanto não indica que ele não é um potencial contaminante, mesmo em concentração baixa ele represente risco para os organismos que pode concentrar mil (1000) vezes ocorrendo a biomagnificação (EICHELBERGER et al, 1978).

           Embora a agricultura seja uma das inumeras fontes não pontuais de poluíção, ela é descrita por EDWIN (1996)  como o maior contribuinte de todas as categorias de poluentes.

           Os problemas mais graves sobre a contaminação de águas, se da através dos hidrocarbonetos aromáticos, ocorrendo devido ao vazamento de tanques subterrâneos que armazenam combustíveis. (FORTE et al, 2007)

           No entanto BERTI (2009), relata que uma característica nociva dos óleos e graxas são a pequena solubilidade, dificultando a sua degradação, o que causa problemas no tratamento da água tornando difícil a transferência de oxigênios da atmosfera para água. Eles podem armazenar em toda cadeia trófica e alterar o ecossistema aquático.

          O líquido menos denso que as águas formam é uma camada sobre a parte superior do lençol freático, incluindo-se a fração BTEX da gasolina, tornando-se agressores e grandes aliados aos processos de contaminação de solos e mananciais. A presença de Ferro (III) e de NO³ˉ, contribui segundo (BEZERRA, et al, 2012)  para a atenuação dos BTEX um contaminante agressivo encontrado na gasolina.

          Em relação aos contaminantes químicos, dados indicam que entre 300 e 500 milhões de toneladas de metais pesados, solventes, lixos tóxicos e outros dejetos se acumulam anualmente ao mundo, nas fontes de água, como consequência de processos industriais. (CLARKE e  KING, 2005)

          A disposição inadequada de resíduos de origem urbana no solo, caracteriza a permanência de contaminantes orgânicos e inorgânicos, a perlocação no solo, a dispersão subterrânea de pluma e a contaminação da água de lenções freáticos ou mesmo de aquíferos, um processo que pode se estender por décadas. (GIATTI L.L. et al, 2010)

          A presença de microorganismos patogênicos na água é decorrente da poluição por fezes humanas e de animais (AMARAL et al, 2003). Mas BARCELLOS (2006) disse que a contaminação fecal esta relacionada com a ocupação do solo e as atividades antrópicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com