TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTAMINANTES FISICO-QUIMICOS NO BRASIL

Por:   •  9/3/2020  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

CONTAMINANTES FISICO-QUIMICOS NO BRASIL

Aluno

Matricula

Enfermagem

        Os contaminantes físico-químicos utilizados nos alimentos no Brasil são motivos de preocupação para as autoridades responsáveis pela fiscalização alimentar como a ANVISA, tendo em vista que os problemas de saúde relacionados a isso aumentaram em grande escala desde a criança até o idoso. Os contaminantes físicos podem conter vidros, metais, madeira ou qualquer tipo de material palpável, o limiar para o consumo destes vão de pêlos microscópicos a elementos macroscópicos de insetos por exemplo que não são conseguidos ser retirados no processo de produção. os químicos podem conter toxinas naturais, toxinas microbianas, contaminantes inorgânicos tóxicos, anabolizantes, antibióticos, herbicidas, pesticidas, aditivos, tintas, lubrificantes, desinfetantes e produtos químicos de limpeza, o limiar também é aceitável em determinada escala para uso em alimentos industrializados e frutas, verduras e legumes, grãos como feijão e cereais. No Brasil, o limite da matéria estranha para qualquer alimento não poderá ser superior aos limites estabelecidos para os ingredientes utilizados na composição dos alimentos.

        A tolerância para agentes químicos, em destaque as micotoxinas que se caracterizam como as mais abundantes e que podem causar maior prejuízo à saúde da população foram estipulados pela ANVISA. A RDC Nº 07, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2011 possui o objetivo de estabelecer os limites máximos para aflatoxinas contidas nos grupos das micotoxinas, admissíveis em alimentos prontos o consumo e em matérias primas. A melhor forma de se evitar a contaminação de alimentos são as boas práticas de higiene no ambiente agrícolas, o transporte e armazenamento, além de uma maior rigidez nas legislações evitando a flexibilização das mesmas para que não se encontrem brechas para o exagero no uso de aditivos físico-químicos.

REFERÊNCIAS

Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2968262/RDC_07_2011_COMP.pdf/  Acesso em: 28 out. 2019.

Disponível em: https://sanityconsultoria.com/quantidade-de-contaminantes-em-alimentos-e-tema-de-edital-da-anvisa/. Acesso em: 28 out. 2019.

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8645954. Acesso em: 28 out. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com