TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabras saanen organização social

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CABRAS SAANEN CONFINADAS NO ACESSO AOS LOCAIS DE DESCANSO

Weliton Menário Costa [Voluntário do PIVIC], Aparecida de Fátima Madella-Oliveira [Orientadora], Ana Paula Guedes Oliveira [Colaborador], Rafael Nunes de Almeida [Colaborador], William Moreira da Costa [Colaborador], Natália Caroliny da Silva Dias [Colaborador]

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Campus de Alegre

Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

weliton.wmc@gmail.com, amadella@Ifes.edu.br, anapaula.apgo@gmail.com

Resumo - O objetivo do trabalho foi analisar como as cabras Saanen confinadas se organizam socialmente no acesso aos locais de descanso. As cabras ficaram agrupadas em uma baia de 8x5 m, onde tiveram seu comportamento social observado por 72 h. A dinâmica das interações para o acesso ao local de descanso foi analisada e relacionada à dominância das fêmeas envolvidas, através de uma abordagem descritiva. Notou-se que algumas cabras possuíam um local de descanso bem demarcado, enquanto outras deitavam-se em qualquer local, sendo que as cabras mais dominantes deitavam-se onde queriam e as mais subordinadas onde podiam. Conclui-se que o sistema hierárquico é menos transparente do que muitos autores abordam, apresentando, assim, um grande dinamismo. A dominância social representa importante influência nas relações entre as cabras, principalmente no que tange ao acesso aos recursos, sobretudo, os limitados, como no caso do sistema intensivo, um local de descanso apropriado ao espaço individual de cada animal.

Palavras-chave: Cabras, Interações Sociais, Períodos de Descanso.

Abstract - The aim of this study was to analyze how the Saanen goats confined organize themselves socially in access to places of rest. The goats were grouped in a pen of 8x5 m, where they had their social behavior observed for 72 h. The dynamics of interactions for access to the place of rest was analyzed and related to the dominance of the females involved, through a descriptive approach. It was noted that some goats had a place of rest demarcated, while others lay up anywhere, and the most dominant goats lay up where they wanted and where they could more subordinate. It is concluded that the hierarchical system is less transparent than many authors approach, presenting thus a great dynamism. The dominance is an important influence on social relationships among the goats, especially in terms of access to resources, especially the limited, as in the case of intensive system, a appropriate place of rest to the individual space of each animal.

Key-words: Goats, Social Interactions, Rest Periods.

  1. INTRODUÇÃO

O estudo do comportamento animal apresenta papel importante na produção, já que para racionalizar os métodos de criação, desenvolvem-se técnicas de manejo, instalações e alimentação que interferem e, também, dependem do comportamento. Dessa forma, a Etologia pode mostrar o caminho para a racionalização da criação animal, sobretudo, em sistemas intensivos de produção [1].

No estudo do comportamento animal, busca-se investigar a relação dos animais com o seu ambiente físico, bem como para com outros organismos; e inclui temas como a maneira pela qual os animais encontram e defendem os recursos, evitam predadores, escolhem parceiros e se reproduzem, e cuidam de seus filhotes [2].

Neste contexto, o objetivo do trabalho foi analisar como as cabras Saanen confinadas se organizam socialmente no acesso aos locais de descanso.

  1. METODOLOGIA

O experimento foi realizado no setor de caprinocultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de Alegre, localizado em Rive, Alegre, Sul do Espírito Santo, utilizando 20 cabras da raça Saanen em gestação.

As cabras ficaram agrupadas durante todo o período experimental em uma baia de 8x5 m e foram marcadas com bastão atóxico de identificação em regiões do dorso.

Um observador previamente treinado conduziu as observações dos comportamentos sociais das fêmeas pela manhã e a tarde, sendo quatro horas por turno, até totalizar 72 horas de observação.  Tomou-se o cuidado de observar a dinâmica das interações sociais durante os períodos de descanso.

A dominância das fêmeas foi identificada nas observações da competição por alimentos ao cocho, após o restabelecimento hierárquico, através da análise dos comportamentos de dominância (intromissões, retirada de animais do cocho) e subordinação (dar prioridade a outro animal). Se uma cabra bate, morde ou ameaça a outra, e a que está sendo suplantada recua ou foge, esta é considerada a subordinada e sua agressora a dominante [3].

A dinâmica das interações para o acesso ao local de descanso foi analisada e relacionada à dominância das fêmeas envolvidas, através de uma abordagem descritiva.

  1. RESULTADOS

Através das observações, percebeu-se que a dominância social das cabras Saanen caracteriza-se pelo reconhecimento animal-animal, onde cada fêmea memoriza, durante o estabelecimento hierárquico, se o outro indivíduo é dominante ou subordinado a ele. Em determinados momentos, esta memória social pode falhar, então novos encontros agonísticos são estabelecidos, o que permite a ocorrência de alterações na estrutura social – uma cabra que dominava a outra passa a ser dominada por esta. Mesmo assim, no geral, as cabras mantiveram bem estáveis sua ordem de dominância durante o período de avaliação.

Existe a cabra absolutamente dominante e a cabra absolutamente dominada, geralmente a fêmea mais debilitada. Esse aspecto pode levar-nos a induzir que a ordem hierárquica é linear. Todavia, como foi identificado um reconhecimento cabra-cabra, verificou-se uma tendência não-linear da dominância no grupo, por exemplo: a fêmea X domina a fêmea Y, que, por sua vez, domina a fêmea Z; a fêmea Z, no entanto, pode ter lutado contra a fêmea X e vencido, sendo, portanto, dominante sobre ela. Essa dinâmica é possível principalmente entre as fêmeas de hierarquia intermediária.

Notou-se que algumas cabras possuíam um local de descanso bem demarcado, onde elas comumente, durante a ruminação ou o ócio, se deitavam. As demais, entretanto, deitavam-se em qualquer local.

As cabras que possuíam um local de descaso definido, em nível de grupo, não eram altamente dominantes, nem altamente subordinadas. Quando uma cabra mais dominante deitava-se no local predileto delas, estas fêmeas não interferiam e procuravam outro local para descansar. Quando uma cabra subordinada deitava-se no local de descanso delas, rapidamente interferiam com encontros agonísticos, retirando a subordinada do lugar. Dessa forma, as cabras mais dominantes deitavam-se onde queriam e as mais subordinadas onde podiam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com