TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campus Goiânia Departamento de Áreas Acadêmicas

Por:   •  3/2/2021  •  Bibliografia  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Ministério da Educação

Instituto Federal de Goiás

Campus Goiânia

Departamento de Áreas Acadêmicas 1

Entrega e Exposição:

08/06/18

Engenharia Mecânica

Disciplina: Legislação e Ética

Profa. Mª. Eliane

Aluno: Rafael Cardoso Barbosa

 2ª Avalição

Questão: A partir dos Dilemas Éticos apresentados, escolha 3 (três) deles e faça uma análise, relacionando-os ou ao Utilitarismo ou ao Pragmatismo. Em sua análise leve em conta os seguintes pressupostos:

  • Deixe claro quais são os pressupostos teóricos da corrente ético-filosófica escolhida, bem como sua aplicabilidade ao dilema destacado.
  • Serão três análises no total, em que duas delas valerão 3,5 e uma valerá 3,0 pontos. Em cada análise, procure assumir uma postura argumentativa e questionadora, relacionando as ideias e aprofundando-as tanto quanto possível.
  • Em alguns casos será possível analisar o dilema pela ótica de mais uma corrente ética. A abordagem de uma corrente ética será suficiente para cada dilema, porém você está livre para fazer as demais ligações que considerar cabíveis ou necessárias. O importante é que fique clara a sua compreensão do conteúdo e que aprofunde o máximo possível sua análise.

  1. O vagão descontrolado

Um carro elétrico vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Tem a possibilidade de evitar a tragédia acionando uma alavanca que desviará o carro elétrico para a outra linha. Assim atingirá apenas uma pessoa. Mudaria o trajeto, salvando as cinco e matando uma?

Neste caso, para decidir a ação de mudar ou não o trajeto do carro elétrico devemos analisar o fato pela ótica do utilitarismo e pragmatismo.

Considerando a doutrina ética do utilitarismo, ao acionar a alavanca que desviará o carro para a direção de apenas uma pessoa o sujeito estaria salvando cinco vidas a troco de uma. Isso resultaria no benefício de uma quantidade maior de pessoas.

Já pensando pensado pela perspectiva pragmática o fato tende a ocorrer de forma diferente. A pessoa sozinha na outra linha poderia ter uma ligação afetiva com o sujeito que irá puxar a alavanca que desconhece as outras cinco pessoas. Dessa forma a decisão seria salvar seu amigo, filho ou irmão em troca da vida de cinco desconhecidos.

Concluindo, neste dilema ético não há uma resposta correta sobre o que fazer. Tudo dependerá das características que envolve as pessoas na situação.

  1. Os limites da promessa

Um amigo pretende contar-lhe um segredo e pede-lhe que prometa não contar a ninguém. Você dá a sua palavra. Seguidamente, o seu amigo conta que atropelou um peão e que, tendo fugido, se vai refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do seu amigo, o que deve fazer?

        Da mesma maneira do dilema “O vagão descontrolado” este também depende dos aspectos e relações entre as pessoas envolvidas.

        Inicialmente suponhamos que neste evento não há relação alguma entre o peão e eu, somos desconhecidos. Portanto podemos tomar duas decisões. A primeira seria pragmática, não contando à polícia, já que eu quero o benefício para o meu amigo mesmo que custe o sofrimento e o sentimento de injustiça da vítima. A segunda seria utilitarista, entregando meu amigo à polícia. Na qual eu reconheço que ele violou uma lei. Portanto é um criminoso e para o bem da sociedade quem comete uma infração deve arcar com suas consequências sendo preso, prestando serviço comunitário ou até mesmo indenizando a vítima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (242.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com