TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer Oral

Resenha: Cancer Oral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

A etiologia do câncer oral é uma somatória de fatores carcinógenos que podem levar ao aparecimento da doença, entre eles, os principais são de origem extrínseca, tais como o fumo e o álcool, além da exposição crônica à radiação solar, nos casos situados em lábio. A exposição aos raios solares ultravioleta (UV) causa sérios danos celulares tanto no epitélio quanto no tecido conjuntivo subjacente, e, excessivamente em contato direto com o lábio inferior, aumenta o risco de desenvolvimento do carcinoma.

O conhecimento dos fatores carcinogênicos permite atuar sobre a relação causa-efeito de agentes causais, assim como selecionar quais pacientes têm maiores probabilidades de desenvolver um tumor específico e atuar em uma etapa precoce. As informações sobre esses fatores constituem a base para uma prevenção efetiva da doença, que precisa ser direcionada para jovens, idosos e os menos instruídos.

Apesar da alta prevalência do câncer oral, poucas campanhas de prevenção foram desenvolvidas no Brasil como uma ação nacional, visando à educação populacional, abordando de forma ampla e irrestrita suas causas, formas de prevenção e de diagnóstico precoce. Por isso, a maioria dos casos da doença é detectada em fase avançada, na qual o tratamento revela-se de alto custo econômico e social, com prognóstico desfavorável, uma vez que essa doença pode levar à morte, invalidez e deformidades.

A literatura da área nos mostra a existência de uma grande lacuna de informações específicas para as diferentes camadas da população sobre o conhecimento acerca do câncer bucal, principalmente naquelas expostas a fatores de risco, assim como a respeito de seus fatores etiológicos e medidas preventivas adotadas em relação a essa doença. Em decorrência da escassez de estudos no Brasil que se referem ao assunto em questão e da relevância do tema, surgiu o interesse de realizar o presente trabalho, com objetivo de avaliar o nível de informação acerca do câncer bucal e as atitudes frente aos fatores etiológicos e medidas preventivas adotadas por um grupo de horticultores, em Teresina-PI.

A pesquisa, de caráter transversal e descritivo, foi realizada em seis hortas comunitárias situadas na Zona leste de Teresina-PI, devido ao maior número de hortas comunitárias nessa região. A população em análise era composta de 265 famílias, sendo entrevistado um membro de cada família, perfazendo um total de 265 indivíduos. No entanto, o estudo foi realizado com uma amostra probabilística de 111 horticultores, definida utilizando-se a fórmula de erro amostral da população finita, tendo como erro amostral aceitável 1%.

Os sujeitos da pesquisa foram os horticultores registrados na Prefeitura Municipal de Teresina-PI, maiores de 18 anos, e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. entre os que atendiam a esses critérios, os participantes foram escolhidos de maneira casual simples e voluntariamente.

Esse grupo populacional foi escolhido para o referente trabalho devido à sua ocupação profissional, estando em contato direto com, pelo menos, um fator de risco, por ocuparem uma baixa posição social, por não terem acesso a uma boa escolaridade e por estarem disponíveis em diferentes áreas da cidade.

A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um formulário (apêndice a), sob forma de entrevista, realizado por uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com