TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circulação Fetal

Artigo: Circulação Fetal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2013  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 2

As características hemodinâmicas da circulação fetal estão orientadas a assegurar que o sangue oxigenado proveniente do espaço vilositário atinja o cérebro e o coração em máxima saturação de O2 (CLYMAN & HEYMANN, 1999).

A circulação fetal começa na placenta com a coalescência dos vasos na inserção do cordão umbilical. O cordão umbilical normal é formado por duas artérias e uma veia. Estes vasos após entrarem no feto divergem imediatamente. A veia umbilical segue em sentido cefálico trazendo sangue oxigenado; as artérias umbilicais prosseguem, em sentido caudal, ao longo da margem da bexiga até as artérias ilíacas (FILLY, 1996).

O sangue oxigenado da placenta chega pela veia umbilical até o fígado, entra na circulação hepática e atinge a veia cava inferior. Parte segue diretamente da veia umbilical para a veia cava inferior através do ducto venoso (CLYMAN & HEYMANN, 1999) .

KISERUD et al. (2000) concluíram que o fígado fetal recebe 70% a 80% do sangue da veia umbilical, sendo 20% a 30% desviados pelo ducto venoso até o forame oval.

O fluxo sangüíneo pela veia cava inferior representa 65 a 70% do retorno venoso ao coração, sendo 1/3 deste proveniente do ducto venoso (CLYMAN & HEYMANN, 1999). O sangue na parte torácica da veia cava inferior não é homogêneo em sua composição e distribuição, pois duas correntes formam o fluxo: a primeira corresponde à parte abdominal da cava inferior e a segunda ao ducto venoso. As duas correntes sangüíneas permanecem sem se misturar, provavelmente em função da alta velocidade do fluxo sangüíneo no ducto venoso. Além disso, a crista dividens orienta o sangue do ducto venoso na direção do forame oval, de tal sorte a não se misturar com o sangue dessaturado de O2 do átrio direito, alcançando diretamente o átrio esquerdo (REZENDE & ORLANDI, 1998). No átrio esquerdo mistura-se grande porção do sangue oxigenado oriundo da cava inferior, que atravessou o forame oval, com pequena quantidade proveniente das veias pulmonares. Do átrio esquerdo passa o sangue ao ventrículo esquerdo e deste para a aorta. Este sangue antes de juntar-se àquele oriundo do ducto arterioso é distribuído para a cabeça, coronárias e extremidades superiores (REZENDE & ORLANDI, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com