TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Fetal

Dissertações: Vida Fetal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a vida fetal, os ossos que serão formados por ossificação endocondral existem inicialmente sob forma de peças cartilaginosas (os moldes de cartilagem), cuja aparência é semelhante à dos futuros ossos.

As principais etapas da formação destes ossos são as seguintes:

1. No molde de cartilagem, o pericôndrio localizado na região da futura diáfise se transforma em periósteo e, portanto, modifica sua potencialidade.

2. Neste periósteo se inicia produção de osso. Este osso se forma em uma membrana de tecido conjuntivo e, portanto, é de origem intramembranosa. A porção superficial do osso da diáfise é, então, de origem intramembranosa.

3. No interior da cartilagem, na região da futura diáfise, os condrócitos sofrem hipertrofia e sua matriz se torna calcificada.

4. A partir do periósteo penetram vasos sanguíneos e células mesenquimais no tecido cartilaginoso calcificado.

5. As células mesenquimais originam osteoblastos que depositam matriz óssea sobre os restos de matriz cartilaginosa calcificada.

6. A matriz óssea envolve os osteoblastos e se torna calcificada. Os osteoblastos são aprisionados na matriz óssea e são agora chamados osteócitos. Formam-se pequenas e delgadas lâminas de osso denominadas espículas ósseas (pequenos espinhos). Este osso, formado sobre matriz cartilaginosa, é de origem endocondral.

7. Novos osteoblastos situados sobre as espículas depositam mais matriz óssea, se transformam em osteócitos e o processo continua com a formação de cada vez mais osso no interior da futura diáfise.

8. A ossificação se iniciou no centro da futura diáfise, em um local chamado centro de ossificação. Deste local a ossificação se irradia em direção às epífises.

9. Durante a progressão da ossificação para as epífises, as primeiras espículas ósseas que se formaram no centro de ossificação são reabsorvidas por osteoclastos, originando a cavidade que será o futuro canal medular.

10. Células mesenquimais presentes no canal medular originam medula óssea hematogênica a qual inicia a produção de células do sangue.

11. Centros de ossificação podem se formar nos locais das futuras epífises e o processo se repete formando o osso das epífises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com