TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circulação Fetal

Casos: Circulação Fetal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  1.346 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Durante a vida fetal a circulação é realizada via placenta, tem como principais funções a nutrição, oxigenação e excreção fetal.

A circulação fetal é diferente da circulação pós-parto por diversos motivos, que serão tratados mais adiante. O feto não tem as funções dos pulmões maturadas, logo não é capaz de realizar hematose – troca de gases respiratórios, oxigênio e gás carbônico. Sendo assim a principal função da circulação fetal é garantir a chegada de sangue oxigenado nos órgãos do feto, principalmente os vitais como coração e cérebro.

Os principais órgãos envolvidos são: a placenta da mãe; o fígado, o coração e os pulmões do feto. Outras estruturas importantes são: o ducto venoso, o forame oval e o ducto arterial.

DESENVOLVIMENTO

A circulação fetal começa na placenta com a coalescência dos vasos na inserção do cordão umbilical, que é formado por duas artérias e uma veia. Durante a gestação o sangue oxigenado da placenta por meio de osmose vai para o feto através da veia umbilical esquerda, quando chega ao fígado a maior parte desse sangue é drenada através do ducto venoso até a veia cava inferior, atingindo o átrio direito. Contrações uterinas fazem com que o ducto venoso se feche obrigando parte do sangue a passar pelos sinusoidais hepáticos. Este primeiro desvio na circulação impede uma sobre carga de sangue no coração, além de levar parte do sangue para a circulação hepática e consequente nutrição do fígado.

A veia cava inferior também recebe sangue não oxigenado vindos dos membros inferiores, do abdome e da pelve, logo o sangue presente nela é menos oxigenado do que aquele encontrado na veia umbilical.

No átrio direito o sangue levado pela veia cava inferior entra em contado com o sangue oriundo da veia cava superior e coronária, sendo então dividido para o átrio esquerdo e para o ventrículo direito. A maior parte desse sangue vai para o átrio esquerdo pelo forame oval, enquanto que o restante segue para o ventrículo direito, que sai do coração via artéria pulmonar.

Ocorre mais um desvio no sangue que sai do coração via artéria pulmonar. Uma pequena parte desse sangue segue para os pulmões, que por estarem colabados não precisam de muito suporte sanguíneo. O sangue que foi para os pulmões retorna ao coração pelas veias pulmonares desemborcando no átrio esquerdo, posteriormente no ventrículo esquerdo e enfim sobe até a aorta. Portanto no átrio esquerdo há outra mistura de sangue oxigenado vindo do átrio direito e de sangue não oxigenado vindo dos pulmões

A maior parte do sangue que subiu pela aorta tem por fim a oxigenação do cérebro e dos membros superiores, que precisam de uma demanda de sangue maior para o pleno desenvolvimento do feto. Após a nutrição desses órgãos o sangue retorna ao átrio direito pela veia cava superior.

Quando a criança nasce todo esse processo é interrompido e mudado. A quebra da ligação entre a mãe e a criança com o corte do cordão umbilical cessa a circulação placentária e os pulmões começam a funcionar, quando se enchem de ar pela expulsão do líquido amniótico. O ducto venoso, o forame oval e o ducto arterial também se fecham impedindo os desvios sanguíneos antes observados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com