TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERITROBASTOSE FETAL

Artigos Científicos: ERITROBASTOSE FETAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Trata-se de uma doença caracterizada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto. Ocorre quando a mãe produz anticorpos contra o Rh do feto, durante a segunda gestação, os anticorpos podem transfundir-se através da placenta e provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, provocando anemia profunda ou anemia falciforme (é determinada por uma quantidade elevada de hemácias imaturas ou deformadas ) e icterícia (coloração amarelada da pele devido ao excesso de bilirrubina no organismo).

DESENVOLVIMENTO

Eritroblastose Fetal consiste na incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto, ou seja, mãe Rh- e feto Rh+. Apesar da circulação materna e fetal serem diferentes e separados, muitas vezes há o contato entre esses tipos sanguíneos, via placenta. Por isso, o organismo da gestante reage contra o Rh do feto, produzindo anticorpos anti-Rh, ou isoimunização. Geralmente isso irá acontecer a partir da segunda gestação.

Essa isoimunização não causa efeito no concepto durante a primeira gestação, pois a sensibilização ocorre durante o trabalho de parto e parto. Conforme a sensibilização materna vai aumentando, mais o organismo de defesa da mãe é estimulado a produzir anticorpos anti-Rh. (WHALEY; WONG, 1989)

Durante uma segunda gestação essa isoimunização entra em contato com a circulação fetal, onde irão acometer e destruir os eritrócitos do feto. Essa destruição irá acarretar algumas complicações como, anemia, hiperbilirrubinemia (excesso de bilirrubina) e icterícia. Daí o feto tenta através da hemólise, acelerar a produção de glóbulos vermelhos imaturos (eritroblastos), por isso é determinado o nome da doença Eritroblastose Fetal.

A doença (eritroblastose fetal) pode levar a morte da gestante ou do feto, como também pode deixar sequelas graves no concepto com lesões cerebrais, surdez e deficiência mental.

A Eritroblastose Fetal pode ocorrer também se a mãe já tenha recebido alguma transfusão de sangue Rh+, inadequadamente, podendo desenvolver a doença na primeira gestação.

DIAGNÓSTICO

A confirmação do diagnóstico da Eritroblastose fetal pode ser realizado através de amniocentese (através de uma punção se faz a aspiração de uma pequena quantidade de liquido amniótico, que banha o concepto) e análise de bilirrubina no liquido amniótico. Níveis alterados de bilirrubina indicam hemólise fetal e pode haver a necessidade de transfusão intra-uterina e ou a interrupção imediata da gestação. (WHALEY, 1989).

Também pode ser diagnosticada através do Teste de Coombs Indireto, aumento de anticorpos anti-Rh na circulação materna e o Teste de Coombs Direto, após o nascimento, pela detecção de anticorpos ligados a eritrócitos na circulação fetal, a partir do cordão umbilical.

Exames à serem realizados pelo Recém-Nascido:

• Grupo Sanguíneo e Fator Rh;

• Bilirrubina total e frações;

• Entre outros.

Exames à serem realizados pela Mãe :

• Grupo Sanguíneo e Fator Rh;

• Pesquisa de anticorpos;

• Entre outros.

PREVENÇÃO

Como prevenção existe a gamaglobulina Rh (Rho-GAM), administrado a todas as mães Rh- não sensibilizadas logo após o primeiro parto de um concepto Rh+ ou abortamento, isso ira fazer com que seja evitado a sensibilização materna ao fator Rh.

Deverá ser administrada essa gamaglobulina até 48 horas após o parto ou aborto e repetida após partos seguintes. Essa isoimunização impede a produção de anticorpos anti-Rh+ originados do concepto.

COMPLICAÇÕES NO RN

 ICTERÍCIA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com