TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eritroblastose Fetal

Exames: Eritroblastose Fetal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  1.243 Visualizações

Resumo: A eritroblastose fetal é uma doença que ocorre no feto e em recém nascido, caracterizada pela hemólise progressiva de eritrócitos fetais, levando a um quadro geral de anemia, que consequentemente leva ao aparecimento de eritroblastos na circulação do sangue periférico do indivíduo devido a eritropoiese compensatória.

O quadro só é manifestado pela sensibilização materna, a qual possui Rh (-), e que tenha se unido a um pai de Rh(+) e estes, por sua vez, tiverem um filho Rh (+). O que permitirá a sensibilização materna é a passagem de hemáceas fetais, contendo o fator D, para mãe após o deslocamento da placenta. O próximo filho gerado pelos progenitores que for de Rh (+), após a sensibilização materna, sofrerá a ação de anticorpos anti- Rh produzidos pela mãe, que atravessará a placenta e que levará a ocorrência de hemólise, levando assim a instalação do quadro de eritroblastose fetal.

A prevenção da eritroblastose fetal está na investigação da possibilidade de ocorrência da doença e no tratamento adequado dado a mãe após a sensibilização da mesma.

O quadro clínico apresentado pelos indivíduos é em geral devido a instalação da anemia hemolítica, ocorrendo anasarca, icterícia, anemia, hepatoesplenomegalia, hiperbilirrubinemia, entre outras, o que pode ser alterado através de tratamento adequado, evitando-se a morte do feto ou recém-nascido

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com