TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o Vírus HIV Atinge o sistema Imunológico Humano

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Como o Vírus HIV Atinge o sistema Imunológico Humano

O sistema imunológico do corpo humano é um conjunto de células ,tecidos e órgãos que juntos defendem o organismo contra agente invasores .Como qualquer sistema desta complexidade pode apresentar defeitos como a identificação errada do alvo ou do invasor .

O sistema imunitário compreende 4 tipos de barreiras : anatômicas ,  fisiológicas  , fagocíticas e inflamatórias .Barreiras anatômicas como a pele impedem que o agente invasor entre no organismo , detectando e o destruindo a não ser que ocorra alguma lesão na mesma gerando uma porta de entrada para o material invasor . Barreiras fisiológicas são outros fatores do corpo humano que impede a entrada de infecções como a temperatura do ph gastrointestinal onde invasores não sobrevivem , e a temperatura do corpo humano limitando a possibilidade de infecção numa temperatura de 37° C .Barreiras fagocítias monócitos circulantes , neutrófilos e macrófagos tecidulares .Formando uma vesícula com o alvo a fagocitar , junto com a fusão do lisssoma  onde se encontrar as enzimas que vão digerir o alvo e podendo ser exocitados logo após.

Resposta inflamatória é uma respotas do sistema imunoloógico que apresenta Cinco sinas: rubor, calor, tumor, dor e perda de função do tecido ou orgão.Imunidade adquirida é concebida à partir de um primeiro contato com agente estranho, criando uma memória que permite relembrar uma resposta imunológica, caso haja um novo contato com esse agente em expecífico. Tornando assim a resposta mais rápida e eficiente, com anti-corpos já preparados e fortalecidos.A respostas imunitária adaptada pode dividir-se em três fases de desenvolvimento. A fase dos linfócitos "naive: onde as células para essa imunidade ainda não tiveram um encontro com o agente infeccioso.

 A fase de respostas primária que ocorre quando ah uma resposta expecífica durante o primeiro contato com o agente estranho, havendo a propagação do material genético para o combate do agente estranho.E a resposta secundária que é baseada na memória produzida no primeiro encontro, que se torna ainda mais eficaz. essa habilidade de "relembrar" é importante pq os organismos que combinam adquiridas, são aqueles que realmente podem sobreviver prongadamente ao ambiente que habita o agente estranho.

Imunidade humoral é uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por moléculas existentes no sangue, denominadas de anticorpos.Imunidade celular é a Imunidade mediada por células chamadas linfócitos T (cuja maturação se produz no timo) que tem como função eliminar os antigénios (microorganismos intracelulares), tais como vírus e algumas bactérias, que sobrevivem e proliferam dentro dos fagócitos e de outras células do hospedeiro .

Virus da imunodeficiência humana, o VIH é um vírus que transportaa sua informação genética em duas cadeias de RNA, sendo de polaridade positiva, e protegido de dentro para fora por uma nucleocápside, a matriz viral, e uma cápsula maioritariamente lipídica. O vírus HIV  interfere na capacidade do organismo de combater infecções.

O contato com o vírus HIV e a contaminação á partir de fluídos de um indivídui infectado com a corrente sanguínea de um saudável. O vírus passa de um humano para outro por transmissãosexual, através de agulhas/seringas infectadas, da mãe para o filho (in útero, durante o parto  ou por aleitamento), ou através de uma transfusão sanguínea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com