TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Da Saúde E Atuação Do Educador Fisico

Ensaios: Conceitos Da Saúde E Atuação Do Educador Fisico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos da saúde

Conceito de Saúde: A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Conceito de Doença: Processo patológico definido com um quadro característico de sinais e sintomas. Pode afetar o corpo inteiro ou quaisquer de suas partes. Sua etiologia, patologia e prognóstico podem ser conhecidos ou desconhecidos.

Conceito de Promoção da Saúde: Promoção da saúde é o processo de capacitação do indivíduo em melhorar e controlar sua saúde. Para alcançar o estado de completo bem-estar físico, mental e social, um indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar aspirações, satisfazer necessidades e mudar ou lidar com seu ambiente.

Conceito de Prevenção na saúde: Define-se em três fases, prevenção primaria, prevenção secundaria e prevenção terciaria. A prevenção primária são as práticas específicas para a prevenção de doenças ou distúrbios mentais em indivíduos ou populações suscetíveis. Inclui a promoção à saúde, incluindo a saúde mental, procedimentos preventivos, como controle de doenças transmissíveis, e monitoramento e regulação de poluentes ambientais. A prevenção secundaria é a prevenção de recorrências ou exacerbações de uma doença ou de complicações advindas de seu tratamento. Prevenção da evolução [ou agravamento] das enfermidades ou execução de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos. Já a prevenção terciaria são medidas que visam fornecer serviços de apoio e reabilitação para minimizar a morbidade e maximizar a qualidade de vida depois de uma doença ou lesão de longa duração. Prevenção da invalidez ou reabilitação dos enfermos.

Conceito de Manutenção da saúde: A conservação da propriedade ou do equipamento. Conceito de Recuperação: Retorno parcial (ou completo) ao normal (ou a atividade fisiológica adequada) de um órgão (ou parte) após doença ou trauma.

Conceito de Qualidade de Vida: Conceito genérico que reflete um interesse com a modificação e a aprimoramento dos componentes da vida, ex. ambiente físico, político, moral e social; a condição geral de uma vida humana.

Atuação do Educador Físico

A Profissão Educação Física, com seus conhecimentos específicos sobre as diferentes condições, conceitos e possibilidades metodológicas de promover programas de atividades físicas e esportivas para a sociedade, considerada por essa razão de forma contundente como elemento imprescindível para a consecução dos objetivos de saúde e qualidade de vida da população, quando aplicada de forma qualificada, competente, responsável e ética, certamente poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e fortalecimento dos anseios e dos direitos de cidadania.

Nos campos da prevenção e promoção da Saúde, evidencia-se mundialmente as múltiplas potencialidades da Atividade Física. A atividade física sistematizada e o Esporte quando conduzidos e orientados de forma adequada, formativa, educativa, qualificada e ética, ou seja, por Profissional de Educação Física habilitado , são considerados por todos os diferentes segmentos de profissionais da área da Saúde como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com