TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO EDUCADOR FISICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/10/2015  •  Artigo  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

O PAPEL DO EDUCADOR FISICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Deivid dos Santos Pizelli[1]

Mariana Camargo de Toledo Piza[2]

RESUMO:

A educação física tem papel fundamental no desenvolvimento pessoal e intelectual, quando aplicada no ensino infantil é fácil observar os avanços no desenvolvimento da criança, tanto na área motora quanto na integração com a população. Este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios que a educação física oferece para o ensino infantil, realizado a partir de pesquisas bibliográfica, estágio realizado em duas escolas particulares e captação de informações com a secretaria municipal de educação de Bauru.

Palavras-chave: Aprendizado. Beneficio da atividade física. Educação Infantil. Educador Físico

INTRODUÇÃO

O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

 

        A origem da educação física no Brasil data o ano 1500, onde Pero Vaz de Caminha relata em uma de suas cartas o povo indígena dançando, saltando, girando e se alegrando ao som de uma gaita tocada por um português (Ramos, 1982). Segundo Ramos (1982) esta foi certamente a primeira aula de ginástica relatada no Brasil.

Em 1823 a educação física começa a dar seus primeiros passos através do “Tratado de educação física e moral dos meninos”. Esse tratado abordava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos eram divididos em duas categorias:

  1. Exercitar o corpo;
  2. Exercitar a memória;

O tratado entendia a educação moral subordinada a educação física e vice versa (Gutierrez, 1972).

A partir de 1920 o Brasil começou a realizar suas reformas educacionais onde começou a incluir nas escolas a ginástica (Betti, 1991). Nessa fase também ocorreu a criação de diversas escolas de educação física com o objetivo a formação militar (Ramos,1982).

Na década de 60 através do decreto lei 705/69 instituiu a obrigatoriedade da educação física no ensino de terceiro grau, onde a referida lei era considerada tendenciosa a favorecer o regime militar, arruinando as mobilizações do movimento estudantil que era contrário ao militarismo (Brasil, 1969).

O desenvolvimento da educação física proporcionou aos professores ferramentas sistêmicas para identificar o comportamento motor dos alunos. Possibilitando a identificação das quatro fases motoras, localizando os erros e obtendo informações primordiais para que os erros sejam superados (Darido e Rangel, 2005), as quatro fases (Figura 1) são as seguintes:

  1. Fase motora reflexiva: a partir de 4 meses (vida uterina) a 1 ano - estágio de decodificação de informações; 4 meses de idade - estágio de codificações de informações.
  2. Fase motora rudimentar até 1 ano -  estágio de inibição e reflexo;  de 1 a 2 anos - estágio de pré controle.
  3. Fase motora fundamental de 2 a 3 anos - estágio inicial;  de 4 a 5 anos - estágio elementar de 6 a 7 anos - estágio maduro.
  4. Fase motora especializada de 7 a 10 anos - estágio transitório; de 11 a 13 anos - estágio de aplicação e a partir dos 14 anos à vida adulta - estágio de utilização permanente.

[pic 1]

Figura 1. Fases do desenvolvimento motor (GALLAHUE e OZMUN, 2001)

A Educação Física brasileira, entretanto, sofreu um impulso significativo na década de 80, quando “[...] tornou-se, efetivamente, um espaço multidisciplinar em busca de sua compreensão como prática social.”(OLIVEIRA, 1994, p. 26). Daolio (1998) ressalta a incorporação dos discursos pedagógicos, filosóficos e sociais no âmbito da Educação Física nessa época.

Nos anos 90 a educação Física é encarada como uma prática social, na qual a movimentação se dá em função da comunicação, expressão de sentimentos e intenções, ressaltando a dimensão expressiva do movimento, entendido como linguagem. Os conhecimentos desse currículo devem permitir aos alunos refletirem sobre as diferenças de gênero, classe social e preconceitos presentes nessas práticas, muitas delas disseminadas pelos meios de comunicação de massa. É bastante evidente nos escritos dos autores Neira & Nunes (2006) os temas da pós - modernidade, como diversidade cultural, identidade, linguagem etc.

Educação Física nos dias atuais representa a preocupação de promover saúde no sentido de prevenção ao invés de cura as formas naturais e livres de se praticar exercícios tendo como conseqüência um desenvolvimento físico e mental menos exposto às doenças como o stress, sedentarismo, osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, principalmente no que se refere à saúde das crianças. Analisando os objetivos traçados com o passar das décadas, é possível verificar que houve uma evolução muito grande quanto ao conceito de aplicá-la, desde quando era usada para cultuar o próprio corpo, passando pelas guerras, o esporte competitivo e, finalmente, hoje quando ela está voltada para a qualidade de vida (saúde, lazer, educação, esporte). (http://www.ufjf.br/petfaefid/2011/01/08/a-educacao-fisica-na-atualidade/ A Educação Física na atualidade. Data: 8 de janeiro de 2011

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL

É possível observar que nas escolas de ensino infantil, em sua grande maioria, não apresentam na grade escolar o curso de educação física, porém os professores oferecem atividades físicas sendo, nas escolas municipais, a “hora do parque”.

Já nas escolas particulares é verificada a integração das atividades sendo desenvolvidas por professores especialistas, no caso, o educador físico.  

Segundo Sayão (1999, p.226) a educação física na escola de ensino infantil do Brasil foi mais disseminada no setor privado do que no público, com a proliferação de “escolinhas infantis” as quais utilizam elementos como o ballet, jazz, inglês, artes marciais e informática como estratégia de marketing para atrair os pais que podem pagar por isso.

A intensificação desse processo aconteceu através da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB no. 9.394/96). De acordo essa lei, a educação física torna-se integrante da proposta pedagógica e componente curricular da educação básica de ensino, sendo realizada de acordo as faixas etárias e condições dos alunos (SAYÃO, 1999).

O EDUCADOR FÍSICO

        

O educador físico é o profissional que contribui de maneira significativa para o aprendizado nas escolas através de ações didáticas e pedagógicas que incentivam os alunos a desenvolver o raciocínio cognitivo, filosófico, cultural e a busca pela qualidade de vida. Fazendo o uso de um plano de aula que aborda as seguintes atividades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (480.3 Kb)   docx (803.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com