TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservantes de alimentos naturais

Por:   •  6/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 5

Conservantes de alimentos naturais

Conservantes de alimentos naturais sempre existiram desde que o homem sempre procurou ter um alimento contínuo.

Desde que os seres humanos sempre procuraram conservantes de alimentos naturais para ajudar você a economizar a comida excedente momentâneo para quando você precisar dele mais tarde.

Com o desenvolvimento da agricultura esta necessidade se tornou mais urgente desde que chegou colheita tinha um monte de comida que você não podia comer tudo de uma vez ou interesse de manter o máximo de tempo para que possa comercializar e evitar perdas. É claro que os conservantes de alimentos naturais também foram necessárias para evitar a doença como bactérias, bolores e leveduras pode causar uma doença grave.

Os curadores primeiro ou conservantes de alimentos naturais

As primeiras técnicas de conservação de alimentos ou de alguns dos mais antigos conservantes naturais saber são:

Secagem: especialmente frutas (passas, damascos, figos, etc) secadas à sombra em locais bem ventilados para ajudar a comida durar semanas ou meses.

Salado: quando o homem começou a desenvolver a técnica para obter o sal da salina viu os animais aleatórios que morreram no sal durou meses sem apodrecer. Ele começou a arte de salgar carnes e peixes. Então também desenvolver a arte de salmoura (água salgada) ideal especialmente para as azeitonas.

Fumados: certamente acidentalmente descobriram que alimentos defumados (carne e peixe) foram mantidos por um longo tempo.

Frio: o inverno se tornou buracos profundos no solo e colocar em camadas de alimentos e gelo ou neve, alternativamente. Eles foram os freezers primeiro ou frigoríficos.

Cubra os alimentos com areia: alguns anos atrás, em muitas casas ainda aproveitou o buraco sob as escadas (que é escuro e frio) para colocar areia (da praia é um ideal que é muito seco e um pouco sal) e afundar ou cobrir alimentos (laranjas, batatas, cebolas, etc.) Esta técnica permitiu baratos e práticos especialmente legumes manter por várias semanas.

Ervas e especiarias como conservantes de alimentos naturais

Ervas ou especiarias e ervas aromáticas têm sido muito utilizados na conservação de alimentos desde elaboracióny por um lado contribuir sabor e ato outro alimento como conservantes naturais.

Entre os destaques especiarias: canela, cravo, mostarda, pimenta, açafrão e gengibre.

De ervas ou plantas medicinais: orégano, tomilho, alho, sálvia, alecrim, anis

Outros conservantes de alimentos naturais

Vinagre: como a produção de vinho e outros álcoois também foram melhorados ou técnica aperfeiçoada foi desenvolvido para produzir vinagre. O vinagre é um conservante natural ou conservante grande principalmente para vegetais (pepino, repolho, cenoura, cebola, etc.) É o que nós sabemos agora como pickles.

Fermentado: alimentos fermentados, aumentando seus benefícios nutricionais também estender a sua conservação (vinho, cerveja, conservas, umeboshis, miso, etc)

Banho de água: esta técnica é muito simples e consiste de alimentos que queremos colocar em uma jarra de vidro cheia de água. Então nós colocamos este frasco bem fechado em um. Caçarola ou similar com água para cobrir metade da garrafa Ferva em fogo baixo por cerca de 50 minutos e fogo apagaremos. Vamos deixar a garrafa dentro do recipiente para esfriar completamente porque uma mudança brusca de temperatura pode fazer a garrafa explodir. Dentro dos conservantes naturais é uma das melhores técnicas para alimentos que pode levar meses ou até um ano.

Entenda como agem os conservantes nos alimentos

Açúcar 

Para conservar uma fruta, uma das melhores maneiras é cozinhá-la com muito açúcar (geralmente 50% de açúcar + 50% de água). Desse modo a pectina, que é o polímero carregado, é extraída das células da fruta, e *adsorve a água. Caso a fruta não seja acídica pode juntar um pouco de algum suco ácido (como ex.: limão), dessa forma as moléculas de pectina ficam neutralizadas sob ação do ácido. 

Se houver uma quantidade maior de açúcar em solução, as moléculas de água terão uma interação maior com as de açúcar (higroscópico) do que com a pectina causando uma gelificação. Quando esse gel esfria “aprisiona” os ingredientes restantes da solução (água+açúcar) conferindo uma consistência de meio sólida a sólida.

Na fabricação de doce, são parâmetros muito importantes: a qualidade da fruta, pois em fruta muito madura a pectina se transformou em outro composto o ácido péctico, o qual não tem a propriedade de gelificar. O tempo de cozimento também é um fator muito importante, pois se não for suficiente, a pectina não é extraída, e se for demais o açúcar pode caramelizar. A quantidade de açúcar e ácido é muito importante, pois se não existe açúcar ou ácido suficientes, não ocorre a gelificação e o resultado é a formação de um xarope em vez de um doce ou geleia. 

Doces e geleias podem ser conservados muito bem durante longos períodos, em ambiente com alta concentração de açúcares (até 60-65%). Qualquer bactéria que entre nesse ambiente morre rapidamente por desidratação, O princípio é o mesmo do processo de conservação em sal ou salmoura de peixes (bacalhau), carnes (porco), vegetais (chucrute). 

O recipiente deve estar bem cheio, para que a água retida no interior do gel possa difundir e evaporar. Ao condensar na superfície, a percentagem de açúcar nessa água é muito baixa e pode permitir o desenvolvimento de fungos. Portanto, é fundamental encher ao máximo os recipientes do doce, diminuindo a quantidade de vapor em equilíbrio com a água do gel. 

Hoje as pessoas procuram produtos “com baixo teor calórico”, isso levou à diminuição do uso de açúcar em produtos tradicionais ou não, abrindo espaço para os adoçantes. Esses substitutos do açúcar são doces ao paladar (com metabolização sem influência no ciclo da insulina), mas enquanto alguns deles são igualmente ** higroscópicos (álcoois como xilitol, manitol, sorbitol) e, portanto, apresentam propriedades semelhantes ao açúcar do ponto de vista da gelificação, outros (sacarina, ciclamato, aspartame) são apenas medianamente higroscópicos, diminuindo o seu poder de gelificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com