TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL COMO CONSERVANTE DE ALIMENTO

Por:   •  17/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.104 Palavras (21 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS

LETÍCIA FERNANDA BASTIAN

APLICAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL COMO CONSERVANTE DE ALIMENTO

TOLEDO

2019

LETÍCIA FERNANDA BASTIAN

APLICAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL COMO CONSERVANTE DE ALIMENTO

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos (COPEQ) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, câmpus Toledo, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Processos Químicos.

Orientador (a): Viviane da Silva Lobo        

Coorientador (a):

TOLEDO

2019

Resumo

O uso de conservantes químicos para alimentos é muito comum, no entanto, o uso destes pode proporcionar reações tóxicas ao metabolismo humano, como alergias, por exemplo. Os óleos essenciais apresentam propriedades antimicrobiana e antifúngica, e estão sendo cada vez mais utilizados na indústria de alimentos, em virtude do sabor, aroma e aumento de vida de prateleira dos produtos. Os óleos serão extraídos através do método hidrodestilação por clevenger, por 2h, à 100ºC. Também serão utilizados óleos essenciais comerciais para fins comparativos com os óleos extraídos no laboratório. A aplicação do óleo será feita em E. Coli e S. Aureus, in vitro, pelo método de difusão em disco, emulsionado com tween 80. Será realizado a análise de cromatografia gasosa em uma instituição parceira. Espera-se uma inibição satisfatória do crescimento dos fungos e bactérias tanto do óleo extraído no laboratório quanto do óleo comercial. Ainda não se definiu quais óleos serão utilizados.

Palavras-chave: Clevenger. Hidrodestilação. Difusão em disco. Turbidimetria.

Lista de ilustrações

Fluxograma 1 – Título do fluxograma        26

Quadro 1 – Título do quadro        27

Gráfico 1 – Título do gráfico        28

Lista de tabelas

Tabela 1 – Cronograma de execução tcc 2        21

Lista de abreviaturas e siglas

CG        Cromatografia gasosa

UV        Ultravioleta

SUMÁRIO

1.                INTRODUÇÃO        9

2.          OBJETIVOS        10

2.1                Objetivo geral        10

2.2                 Objetivos específicos        10

3.                JUSTIFICATIVA        11

4.                 REVISÃO DE LITERATURA        12

5.                 MATERIAL E MÉTODOS        20

6.                 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        21

7.                 CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

                REFERÊNCIAS        23

                APÊNDICES        26

                ANEXOS        27

1. INTRODUÇÃO

Doenças veiculadas por alimentos são comuns, e suas causas são contaminações por bactérias, vírus, parasitas, toxinas, conservantes, agrotóxicos, metais pesados e conservação inadequeada.

O uso de conservantes químicos para os alimentos é muito comum, no entanto o uso destes pode proporcionar reações tóxicas ao metabolismo, como alergias por exemplo.

A conservação inadequada pode ser por temperatura, umidade e local inadequado, o que pode proporcionar um aumento dos microrganismos comuns de alimentos, ultrapassando os limites aceitáveis e para os tóxicos, um aumento em seu potencial patotóxico.

Os microrganismos envolvidos em surtos alimentares são Salmonella spp., Escherichia coli patogênicas, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, Bacilus cereus, Clostridium botulinum dentre outros.

Um tratamento para toxicoinfecções é o uso de antibióticos, porém, o uso sem controle dos antibióticos ocasiona bactérias resistentes aos mesmos. No entanto, há necessidade de inibição destes microrganismos antes de chegar ao consumo humano.

A busca por alimentos naturais aumenta cada vez mais, e o risco de consumo de um alimento não conservado quimicamente estar fora dos padrões de saúde é grande. A fim de manter os alimentos naturais ideais para consumo e sem conservantes químicos tóxicos, pesquisadores vêm estudando a atividade antimicrobiana de plantas medicinais e muitas delas já foram comprovadas cientificamente.

Estudos mostraram que os óleos essenciais têm capacidade inibitória à patógenos, sendo estes óleos Alecrim, Gengibre, Sálvia, Manjerona, Tomilho, Limão siciliano, Laranja, Hortelã do Brasil e erva-doce, no entanto há poucas aplicações destes óleos em alimentos.

Tendo em vista o exposto, esta pesquisa se dá a avaliar as propriedades antimicrobianas in vitro, de bactérias e fungos comuns de alimentos a fim de substituir os conservantes químicos pelos naturais, a base de óleo essencial.


2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Avaliar a capacidade dos óleos essenciais como inibidores de crescimento de bactérias e fungos patogênicos mais comuns de alimentos, a fim de prolongar a vida útil dos alimentos de uma forma natural.

2.2 Objetivos específicos

- Extrair óleo essencial de ervas condimentares.

- Aplicar óleos essenciais em bactérias e fungos in vitro.

- Qualificar e quantificar os componentes majoritários de cada óleo.


3. JUSTIFICATIVA

É imprescindível que haja uma melhora significativa nos alimentos de consumo humano, e um dos problemas graves são os conservantes químicos, causadores de inúmeras doenças, dentre elas, o câncer. Utilizar óleos essenciais para conservar alimentos seria uma solução natural, sem efeitos colaterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com