TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia Planar

Casos: Cromatografia Planar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS

EDILENE CARVALHO

JOSIANE SANTOS ROCHA

KEILANE SANTANA DE AMORIM

SHEILA STÉPHANNE MIRANDA

THALITA PAIVA ARAÚJO

VEICA MARIA SILVA PEREIRA

RELATÓRIO DE AULA PRÀTICA II:

CROMATOGRAFIA PLANAR;

PICOS-PI

2012

EDILENE CARVALHO

JOSIANE SANTOS ROCHA

KEILANE SANTANA DE AMORIM

SHEILA STÉPHANNE MIRANDA

THALITA PAIVA ARAÚJO

VEICA MARIA SILVA PEREIRA

RELATÓRIO DE AULA PRÀTICA II:

CROMATOGRAFIA PLANAR

PICOS-PI

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 OBJETIVO.................................................................................................................4

3 MATERIAIS E MÉTODOS.......................................................................................5

3.1 OS MATERIAIS UTILIZADOS ...........................................................................5

3.2 OS MÉTODOS UTILIZADOS................................................................................5

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO.................................................................................6

5 CONCLUSÃO.............................................................................................................7

REFERÊNCIAS..............................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas, acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciado por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade. A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura.

A cromatografia planar em papel é uma técnica de partição líquido–líquido. Baseia-se na diferença de solubilidade das substâncias em questão entre duas fases imiscíveis, sendo geralmente a água um dos líquidos. Este método é muito útil para a separação de compostos polares, sendo largamente usado em bioquímica.

Considera-se corante a substância ou a mistura de substâncias que possuem a propriedade de conferir ou intensificar a coloração de alimento.

Corantes são largamente usados em alimentos infantis a fim de torná-los mais atrativos, mais bonitos. Cereais muitas vezes contém não só um, mas muitos deles. Foram utilizados corantes artificiais geralmente presentes em alimentos (balas) a fim de identificar novas substâncias.

Água destilada é a água que foi obtida por meio da destilação de água não pura, contém unicamente moléculas de água. Enquanto que a água que bebemos é, em termos gerais, uma solução, a água destilada é, em princípio, uma substância pura. É a água utilizada em laboratório ou industrialmente como reagente ou solvente.

O álcool é uma classe de compostos orgânicos que possui, na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas ("-OH") ligados a carbonos saturados. É, comumente, utilizado como combustível esterilizante e solvente. É produzido a partir matérias primas com origem vegetal que possuem altos índices de frutose. A principal matéria prima utilizada é a cana-de-açúcar, mas existe também o uso de outras matérias como o milho, à mandioca e o eucalipto.

2 OBJETIVO

O presente trabalho teve por objetivo apresentar e atentar aos discentes sobre uma técnica de analise rotineira (cromatografia planar, que tem por finalidade adjunta das fases móvel e estacionária, identificar e quantificar novas substâncias) usada em laboratórios de analise, além de abordar aspectos que facilitaram o entendimento da natureza dos aditivos que são empregados em alimentos, a exemplo dos corantes (verde e rosa).

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 OS MATERIAIS UTILIZADOS:

• Álcool á 70%;

• Água destilada;

• Béquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com