TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Pop Africana

Trabalho Escolar: Cultura Pop Africana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura pop africana

A África possui grande diversidade cultural, eles prezam muito a moral e acreditam que esta é bem semelhante à religião. As pinturas refletem cenas da cidade, da vida cotidiana, animais estilizados, pássaros e superstições. A arte Tinga Tinga, por exemplo, é uma forma especial de demonstrar a vida cotidiana africana com cores vibrantes e desenhos que parecem feitos por criança, mas na verdade é uma forma de arte de adultos.

Arte africana

Representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.

Artistas africanos

Nǃxau, ficou famoso pelo seu papel no filme The Gods Must Be Crazy (Os deuses devem estar loucos) e suas respectivas sequências, nos quais interpretou Xixo, um bosquímano do Kalahari.

Tsidii Le Loka-Lupindo é uma atriz e cantora sul-africana que faz o papel do personagem Rafiki na versão inglesa de um filme musical (The Lion King).

Musetta Van Der Merwe é uma famosa atriz sul-africana. Protagonizou mais de vinte musicais ao lado de grandes nomes da música, como Rod Stewart, Tina Turner, Elton John e Chris Isaak. Sua estreia na TV foi em 1989 em "Posto em perigo".

Músicos

Brenda Fassie foi uma cantora pop Sul Africana considerada uma voz para os negros marginalizados durante o apartheid. Ela era carinhosamente conhecida como a Rainha do Pop Africano. Músicas: Black President; Too late for mama; Vul’indlela.

Ladysmith Black Mambazo é um grupo vocal masculino sul-africano, que canta em ritmos tradicionais locais. O grupo tornou-se uma academia móvel, ensinando as pessoas ao redor do mundo sobre a África do Sul e sua cultura. Músicas: Homeless; The African Alphabet Song; The lion sleeps tonight.

Artistas plásticos africanos

Rodrigo Pombeiro exerceu a sua carreira profissional como desenhista, chefe de publicidade, diretor comercial e diretor artístico em Moçambique (onde nasceu), Portugal, África do Sul, Venezuela e Brasil. Em 1983 fundou a TAM/Tertúlia de Artistas Moçambicanos.

Edward Saïd Tingatinga foi um artista talentoso com pouca cultura, mas que obteve sucesso por criar uma técnica de pintura diferente. Inspirado pela pintura de murais tanzanianos, ele criou nos anos 60 uma forma de arte popular, a Tingatinga, usando temas simples, mas com mensagens muito fortes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com