TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DNA

Por:   •  12/5/2018  •  Dissertação  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

O que é DNA:

        DNA é o composto orgânico que contém as características genéticas dos seres vivos. É a partir dessas informações contidas no DNA que todas as nossas células se reproduzem e que todas as nossas características herdadas dos ascendentes se manifestam.

O DNA é a sigla do termo ácido desoxirribonucleico, que é a maior macromolécula celular, sendo formado a partir da união de compostos químicos chamados de nucleotídeos.

Esses nucleotídeos são polímeros constituídos de uma molécula de açúcar com cinco carbonos, um fosfato... No caso do DNA nitrogenada, o açúcar referido se trata da desoxirribose e as bases nitrogenadas, que podem ser púricas ou pirimídicas, são a adenina, guanina, citosina e a timina. Nesse sentido, as duas primeiras são as púricas e as duas últimas às pirimídicas. A molécula de DNA é estruturada em cadeias, variando de organismo para organismo, como cadeia simples, dupla e em casos raros triplos.

Em quase todos os organismos celulares o DNA está organizado na forma de cromossomos, situados no núcleo celular.  O DNA é o responsável pela transmissão das características genéticas (cor dos olhos, pele, cabelo...) entre os seres vivos. O DNA é o responsável pelas características genéticas serem transmitidas de geração em geração.

O que é Clonagem:

A Clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas, seres vivos... Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado.

A clonagem ficou mundialmente conhecida com a clonagem da ovelha Dolly, que nasceu dia 5 de julho de 1996, feita pelo cientista escocês Ian Wilmut. Em 2001 um médico italiano, chamado Severino Antinori teve a intenção de clonar num ser humano, o que causou grande agito na sociedade cientifica, entretanto esse caso não foi confirmado.

Clonagem e suas aplicações:

         A clonagem nos dias de hoje já é utilizada na agricultura em plantas e também em testes em seres vivos com sistema mais simples.

A clonagem em plantas é uma pratica muito comentada na tentativa de melhorar o vegetal. As plantas originadas são todas geneticamente iguais às plantas que a deram origem.

A clonagem na agricultura é um processo muito utilizado nos dias de hoje. Praticamente todas as culturas de larga escala são de indivíduos clonados. Todo esse processo tem a finalidade de gerar um produto de maior qualidade para o plantio.

        No Brasil o primeiro mamífero clonado foi à bezerra Vitória, da raça simental (leiteira) conduzida por Rodolfo Rumpf, pesquisador da EMBRAPA de Brasília. Ate o momento a Embrapa fez experimentos apenas em bovinos, mas segundo Rodolfo deverá ser incluído caprino e ovino.

        Em seres humanos a clonagem é muito mais complexa, pois envolve questões étnicas e o sistema é muito mais complexo.

Os cientistas têm muitas esperanças com relação à clonagem na cura de doenças, porem esbarram em parâmetros éticos. Mas acreditam que no futuro a clonagem possa produzir células de órgãos ou até órgãos inteiros, salvando a vida de muitas pessoas e diminuindo a fila dos transplantes. Que também possa utilizar células do próprio organismo no lugar de implantes mamários, clonando as células de gordura, por exemplo. A clonagem de seres humanos poderá solucionar os casos de infertilidade e até evitar que crianças nasçam com defeitos genéticos. Espécies de animais com risco de extinção podem ser clonadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com