TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS DE PELE CAUSADAS POR VÍRUS

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade de Ensino de Minas Gerais

Mônica Lívia Moreira Santos

DOENÇAS DE PELE CAUSADAS POR VÍRUS

Março/ 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Varicela

A varicela, vulgarmente conhecida como catapora, é uma doença infecciosa e extremamente contagiosa causada por um vírus chamado herpesvirus varicellae ou V.Z.. Sua transmissão ocorre por meio de gotículas de espirros, tosse ou no compartilhamento de alimentos e objetos. Ela afeta principalmente crianças menores de 10 anos.
Os sintomas iniciais da doença são a dor de cabeça, a febre leve ou a erupção cutânea. Com o tempo, os sintomas passam a ser característicos de infecção, com o surgimento de sinais cutâneos e os chamados botões (lesões) da catapora. Eles então se transformam em bolhas cheias de líquido que secam e formam crostas.
A varicela pode ensejar complicações graves principalmente em adultos devido ao risco pulmonar, cérebral (encefalite) ou na pele. Crianças também podem sofrer com essas complicações, sendo esses casos bem raros. Em mulheres grávidas a catapora pode levar a malformação do feto.

O tratamento da doença geralmente é feito por meio do combate aos sintomas, como o uso de cremes ou loções que secam, desinfetam e aliviam as lesões. Geralmente também são usados anti-histamínicos contra a coceira e paracetamol contra a dor e a febre. No entanto, o melhor meio de prevenção da é através da vacina, que é à base do vírus vivo da varicela, sendo aplicada a partir dos 12 meses de idade.

Verrugas 

Verrugas são tumorações benignas de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Ele ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo formando as verrugas.

O contágio da doença ocorre pelo contato direto com pessoas e objetos infectados, por autoinoculação por meio de pequenos machucados que funcionam como entrada para o vírus, em relações sexuais e por via materno-fetal no parto.

O HPV sendo transmitido por meio de relações sexuais, que são a causa das verrugas anogenitais, a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos. Nos casos de transmissão por autoinoculação, é importante não coçar nem ferir lesões para evitar que o vírus entre por escoriações na pele.

A doença geralmente é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.

Grande parte das verrugas comuns desaparece espontaneamente depois de algum tempo. No entanto, em outros casos o tratamento é feito com o uso de medicamentos específicos que consistem na cauterização química, ou por meio de remoção cirúrgica das lesões com eletrocauterização, crioterapia (destruição das lesões com nitrogênio líquido), laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado.

Micoses

As micoses são infecções causadas por fungos, causando coceira, descamação e lesões na pele.
Os fungos se reproduzirem geralmente em locais com alta umidade e calor, ou quando uma pessoa está com a imunidade comprometida. Sendo assim, é importante, como prevenção, evitar andar descalço, principalmente em pisos úmidos ou públicos, em lava-pés, vestiários, saunas e praias, não usar objetos pessoais, como roupas, calçados, pentes, escovas, toalhas de banho ou de rosto, chapéus etc. de outras pessoas, enxugar bem as regiões do corpo que contenham dobras, como entre os dedos, axilas, virilha, atrás das orelhas, etc., evitar praias frequentadas por cães e gatos, o contato prolongado com água e sabão, preferir o uso de calçados arejados e mais largos.

As micoses superficiais são as mais comuns. Algumas atingem a parte externa da pele, ao redor dos pelos e até as unhas, como, por exemplo, a frieira. Ela atinge a pele entre os dedos, geralmente dos pés, causando descamações e até fissuras que se agravam com a exposição ao sol. 

O tratamento das micoses é feito por remédios com orientação supervisão médica, contra indicando-se a automedicação.

Sarna/ Escobiose

A sarna ou escobiose é uma infestação causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que provoca pápulas avermelhadas minúsculas e uma intensa comichão.

A doença é transmitida, em regra, por meio do contato íntimo, sendo raro se reproduzem pela roupa de vestir ou de cama, bem como por outros objetos partilhados. Sendo assim, o único modo de não contrair sarna é evitando o contato direto e/ou íntimo com uma pessoa infectada com o parasita causador.

O sintoma da sarna é uma intensa comichão, que piora durante a noite. A comichão pode ser mais intensa nos espaços entre os dedos das mãos, nos pulsos, nos cotovelos, nas axilas, à volta dos mamilos das mulheres, nos órgãos genitais masculinos (pénis e escroto), à volta da cintura e na parte inferior das nádegas. O rosto é raramente infestado, exceto em crianças pequenas, quando as lesões aparecem sob a forma de bolhas cheias de água.

Pitiríase

Pitiríase é uma enfermidade cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas, amarelas, acastanhadas ou róseas.

A erupção das manchas é geralmente assintomática, mas pode causar leve prurido. Só em poucos casos, a coceira é intensa. Existe uma forma mais rara da pitiríase rósea que pode evoluir para lesões inflamatórias.

Diagnóstico

É clínico e definido em função do aparecimento e características das lesões. Às vezes, torna-se necessário recorrer a exames de laboratório ou à biópsia da lesão para afastar a possibilidade de outras enfermidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com