TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermatologista: Melasma

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Umas das queixas mais frequentes encontradas nos consultórios dos dermatologistas é o melasma, muitas pessoas principalmente as mulheres sofrem por este distúrbio pigmentar da pele.

O melasma é consequência do aumento da concentração melanina na pele. Clinicamente é caracterizado por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acometer simetricamente nos dois lados da face. A principal área afetada é o rosto, mas este distúrbio também pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto. Sendo que o profundo e misto são os mais difíceis de ser tratados.

Vários fatores podem contribuir para a formação do melasma, entre as principais causas podemos destacar a exposição solar, alterações hormonais tais como: Gravidez e uso de anticoncepcional, genética entre outros.

Quem sofre deste distúrbio pigmentar sabe como é difícil encontrar um tratamento seguro e ao mesmo tempo eficaz. No mercado da beleza existem vários tratamentos para combater o mesmo, mas cada pele tem suas próprias características, embora certo tratamento seja produtivo para algumas pessoas, isso não quer dizer que será sucesso para todo e qualquer paciente. Por isso é tão importante procurar um profissional habilitado para avaliar a pele e indicar o melhor tratamento. Devemos sempre conversar claramente com os nossos clientes e explicarmos que para o tratamento do melasma obter o sucesso requer muita paciência, persistência, disciplina e uma manutenção de produtos diários.

O principal e fundamental colaborador para o tratamento é evitar ao máximo a exposição solar e fazer o uso de protetores solares bem potentes, já que a exposição solar contribui muito para seu surgimento. Essa proteção tem que ser diária e constante. O uso de produtos com ativos despigmentantes no home care, também é muito bem vindo. Na área de estética existem muitos procedimentos que colaboram também para o clareamento do melasma, os mais indicados são: O laser, luz intensa pulsada e o peeling.   Ao realizar qualquer tipo desses procedimentos e indicado que o paciente evite a exposição solar e permanecer em situações quentes.

Na presente pesquisa foram entrevistas cinco mulheres portadoras do melasma, podemos observar que 50% das entrevistadas tiveram inicio do melasma por fatores externos como a decorrência a exposição solar, 25% após a gestação, 25% com o uso de anticoncepcional.  A faixa etária da maioria das entrevistadas permanecer entre 26 anos aos 39 anos, 75% das entrevistadas ainda se encontra ativas no mercado de trabalho e não souberam relatar sobre sua renda mensal, 75% possuem grau de escolaridade nível superior.

Todas entrevistadas relataram a dificuldade de realizar procedimentos para amenizar as machas, devido ao fato de morarem numa cidade pequena onde não se encontra muitas opções de tratamentos e nem profissionais habilitados, apenas três das entrevistadas já realizaram algum procedimento, sendo que uma realizou o uso de cosméticos despigmentantes o hidroquinona e as outras duas realizaram o procedimento peeling químico. Mas nenhum destes procedimentos apresentou resultado eficaz para as mesmas. Todas desconhecem a respeito da ligação entre o melasma e a alimentação. Mesmo sabendo a importância do uso do filtro solar apenas duas faz uso diariamente do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (239 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com