TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descarte de Medicamentos

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.251 Palavras (14 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS E DA SAÚDE - FACIS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1º SEMESTRE NOTURNO

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Prof. Maria Guiomar Carneiro Tommasiello

CONCEPÇÕES DE FUNCIONÁRIOS E DA COMUNIDADE SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS PELAS FARMÁCIAS

Autoras:


Amanda Letícia da Silva                                                    

 Fernanda Garcia Mendes                                                  

 Juliana Cardoso Domingues                                              

 Letícia de Souza Gigeck                                                  

 Maria Eugênia Bosso                                                        

 Pamela Gozzer        

Piracicaba 2015

RESUMO

Os medicamentos apresentam grande importância no combate de várias doenças e durante o tratamento muitos desses produtos sobram e são descartados junto com o lixo doméstico ou em esgoto comum. Com o processo de industrialização e crescimento acelerado da população mundial nos últimos anos, tem aumentado a quantidade de resíduos sólidos e líquidos, causando grande preocupação para o Ministério da Saúde e Meio Ambiente, em função dos efeitos prejudiciais à saúde dos seres vivos, que tais resíduos podem causar quando lançados de forma inadequada no meio ambiente. Assim este trabalho tem como objetivo investigar o conhecimento das pessoas sobre o descarte de medicamentos e para isso se consistir em aplicar questionários a população e funcionários de farmácias de Piracicaba e região e os resultados foram tabulados e apresentados graficamente. Foram entrevistadas 163 pessoas e 14 farmácias e podemos detacar que a população descarta a medicação incorretamente por desconhecerem os pontos de coleta. Sendo necessárias mais campanhas de conscientização e instrução aos moradores para que essa pratica termine e os problemas decorrentes cessem.

 

Palavra chave: descarte de medicamentos, resíduos, farmácias.

  1. INTRODUÇÃO

Os medicamentos apresentam grande importância no combate de várias doenças, sendo que segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é definido como um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Portanto Ueda (2009) destaca que, durante o tratamento muitos desses produtos sobram e são descartados junto com o lixo doméstico ou em esgoto comum.

De acordo com Souza (2012), com o processo de industrialização e crescimento acelerado da população mundial nos últimos anos, tem aumentado a quantidade de resíduos sólidos e líquidos, causando grande preocupação para o Ministério da Saúde e Meio Ambiente, em função dos efeitos prejudiciais à saúde dos seres vivos, que tais resíduos podem causar quando lançados de forma inadequada no meio ambiente.

Os componentes químicos dos fármacos apresentam cadeias de difícil degradação, trazendo risco à saúde pública e ao meio ambiente. Alguns componentes são excretados pelas fezes e urina, e grande parte não sofrem alterações, persistindo no meio ambiente. Sabe-se que entre 50% e 90% dos medicamentos ficam na forma ativa quando chegam ao esgoto (DM; M, 2003, DM; M, 2005, TA et al., 1999).

Diariamente muitos fármacos são descartados em aterros comuns ou em rede de esgotos, causando impacto no solo, lençóis freáticos e corpos d’água, podendo afetar a fauna, a flora e também o homem. São encontradas, frequentemente, muitas dessas substâncias, como antibióticos, anestésicos, hormônios, anti-inflamatórios e anticoncepcionais em efluentes de Estação de Tratamento de Esgoto (ETEs) e águas naturais. (UEDA, 2009).

A ocorrência desses resíduos em esgoto doméstico e em águas naturais tem sido muito estudada e demonstra que esses fármacos e seus metabólitos estão presentes em várias partes do mundo, como Alemanha, Brasil, Canadá, Holanda, Inglaterra, Itália, Suécia, Estados Unidos e Reino Unido (BILA e DEZOTTI, 2003).

De acordo com Richardson et al. (1985) nas ETEs há três destinos possíveis para qualquer fármaco individual:

  1. Pode ser biodegradável, ou seja, transforma-se em gás carbônico e água, como por exemplo, o ácido acetilsalicílico;

2.  Pode passar por algum processo metabólico ou ser degradado parcialmente, como à penicilina;

3.  Pode ser persistente, como o clofibrato, que é um antilipêmico.

É muito importante que haja a redução ou interrupção do descarte de medicamentos no meio ambiente, principalmente aqueles descartados junto ao lixo comum ou por descarte no vaso sanitário, já que os processos de tratamento de esgotos não possuem alternativas para a neutralização ou retenção destas substâncias de maneira eficiente. Portanto, pela falta de conhecimento da comunidade em relação ao descarte adequado de medicamentos é necessário conscientizar a população de que suas ações podem levar a problemas ao meio ambiente, assim cabem às entidades governamentais e instituições de educação ambiental atuar visando à redução da contaminação, instruindo a comunidade a descartar corretamente os produtos farmacêuticos.

  1. QUESTÃO PROBLEMA

Qual o grau de conhecimento da população sobre o descarte de medicamentos vencidos e suas consequências?

  1. OBJETIVOS

O presente trabalho tem como objetivo investigar o conhecimento das pessoas sobre o descarte de medicamentos e como os funcionários de farmácias lidam com esse assunto.

  1. METODOLOGIA

O presente projeto será realizado através de levantamento bibliográfico sobre o assunto e aplicação de questionários (Anexo). Serão aplicados dois tipos de questionários, um destinado aos funcionários de diferentes farmácias e outro aos clientes destas farmácias ou transeuntes, sendo que serão realizados nas seguintes cidades Americana, Piracicaba, Rio Claro e Rio das Pedras, sendo que as pesquisas foram realizadas no centro das cidades. De acordo com as respostas obtidas foram realizados gráficos de porcentagem para cada pergunta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (701.4 Kb)   docx (849.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com