TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento mental e cognitivos

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  5.998 Palavras (24 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 24

 

DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA: INFLUÊNCIAS DO CONHECIMENTO DE BASE E DO USO DE ESTRATÉGIAS

Claudia Berlim de Mello1 e Gilberto Fernando Xavier2

1Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil, Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, E-mail cberlim@ib.usp.br e 2Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, E-mail: gfxavier@usp.br

Alguns tipos de memória melhoram substancialmente ao longo do desenvolvimento infantil. Na fase escolar, em especial, mudanças quantitativas e qualitativas são observadas no desempenho de tarefas que requerem aquisição, armazenamento e recordação de informações e estão envolvidas na ampliação do vocabulário, na formação de conceitos e nos processos de resolução de problemas. Dentre os fatores implicados nessas mudanças, tem-se apontado o uso progressivo de estratégias de memória e o montante de conhecimento geral, que cada criança constrói por meio das suas experiências cotidianas e da instrução formal, além dos processos de maturação de seu sistema nervoso. Uma análise sobre a influência destes fatores é relevante para o entendimento de diferenças individuais em termos das competências mnemônicas, bem como de problemas de aprendizagem que algumas crianças apresentam. Esse será o tema central deste capítulo.

Módulos de memória

A quantidade de evidências que favorece a noção de que memória compreende um conjunto de habilidades mediadas por diferentes módulos do sistema nervoso vem crescendo sistematicamente (para revisão ver Xavier1). Além de estarem relacionados com o funcionamento de diferentes circuitos do sistema nervoso, esses módulos podem ser dissociados em termos na natureza da informação processada e de suas regras intrínsecas de operação, que são distintas; ainda assim, numa pessoa normal, eles funcionam de modo cooperativo e integrado, gerando a sensação de um sistema único de memória.

Evidências neuropsicológicas e experimentais destas diferenças têm levado à formulação de diferentes modelos teóricos sobre esses módulos de memória.

Por exemplo, memória semântica corresponderia ao armazenamento de informações relativas aos conhecimentos gerais, incluindo conceitos, significados de palavras e fatos socialmente compartilhados; i.e., informações passíveis de relato verbal, mas que não possuem um contexto espacial e temporal específicos, pois sua formulação depende de múltiplos encontros com a informação (para gerar o conceito de "cadeira" há necessidade da exposição a diferentes exemplares, em diferentes ocasiões). Já a recordação de eventos passíveis de relato verbal e que dizem respeito à história pessoal - tendo, portanto, um contexto espacial e temporal específico - como a lembrança de uma viagem ou o encontro com um amigo, é atribuída à memória episódica. Tanto os conhecimentos gerais quanto os eventos individualmente vivenciados podem ser armazenados por longos períodos de tempo, às vezes indefinidamente. Assim, considera-se que os sistemas de memória episódica e semântica constituiriam subdivisões do sistema de memória de longa duração (ou memória duradoura). Constata-se que esses sistemas se caracterizam pelo fato de que as informações neles contidas podem ser relatadas verbalmente, ou seja, a pessoa tem acesso consciente ao conteúdo da informação e pode, assim, declará-las. Dessa forma, são denominados como sistemas de memória declarativa ou explícita.

A aquisição de certos tipos de habilidades, como caminhar sobre as duas pernas, o complexo conjunto de movimentos envolvidos no ato de escrever com um lápis, teclar habilidosamente num computador, andar de bicicleta ou dirigir um automóvel, utilizar um espelho para fazer a barba ou maquiar-se, envolve treinamento repetitivo, sendo sua aquisição gradual. Uma vez adquiridos, esses conteúdos são armazenados sem que o indivíduo consiga descrevê-los verbalmente (por exemplo, como sabemos desencadear precisamente os movimentos de cada um dos dedos necessários, numa seqüência definida, para teclarmos a palavra "coração"? Quando andamos de bicicleta, como sabemos o quanto inclinar com o corpo ao fazermos uma curva, sabendo que a mesma tem certo ângulo, estamos a certa velocidade e queremos evitar um buraco no chão?). Embora seja difícil apresentar um relato verbal preciso sobre como esses desempenhos são realizados, esse tipo de memórias manifesta-se sob a forma do desempenho habilidoso da atividade previamente treinada.  O sistema associado a estas aquisições é denominado de memória implícita, que também seria um dos sub-componentes dos sistemas de memória de longa duração.

Por outro lado, certas informações que são relevantes somente para a execução de uma dada tarefa são mantidas apenas enquanto úteis e logo esquecidas. É o caso, por exemplo, da memorização temporária de um número de telefone que só é registrado e mantido até ser discado, ou da leitura de uma frase (há necessidade de reter o que foi lido antes para criarmos uma síntese da idéia defendida na mesma - depois de criada a síntese, a informação deixa de ser relevante, podendo ser apagada). A manutenção ativa de certos conteúdos na memória, enquanto esses conteúdos são relevantes, envolve a memória operacional (um tipo de memória de curta duração, de capacidade limitada, para informações passíveis de relato verbal, cujo conteúdo é descartado após o uso).

A observação destas diferenças no tempo de permanência da informação levou à definição dos sistemas de memória de longa e de curta duração (esta última podendo ser mantida ativamente, enquanto útil, caso em que é denominada memória operacional) que se diferenciam, portanto, em termos de sua capacidade de armazenamento.

Admite-se que a memória operacional é constituída por múltiplos componentes2.  Na perspectiva deste modelo, entende-se que as informações não são apenas mantidas temporariamente como também mentalmente manipuladas, o que é importante para a execução de certas operações ou tarefas intelectuais, como um cálculo mental. Na formulação original deste modelo, considera-se a existência de dois sub-sistemas de armazenamento, um para o arquivamento de informações verbais, na "alça fonológica", e outro para o arquivamento de informações de natureza vísuo-espacial, na "alça vísuo-espacial". O funcionamento da alça fonológica se expressa em termos da reverberação, isto é, na repetição, geralmente silenciosa (sub-vocal), das informações verbais mantidas. É o que ocorre quando o número do telefone é continuamente repetido na mente até ser discado. O terceiro elemento da memória operacional, a central executiva, é um tipo de sistema de controle da atenção responsável pela regulação das atividades dos outros dois sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (316.6 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com