TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na segunda e terceira infância.

Por:   •  23/11/2019  •  Resenha  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 3

A segunda infância inicia o crescimento e alteração do corpo, pois a partir dos 3 anos as crianças começam a crescer e emagrecem rapidamente, passam a dormir menos, suas capacidades para correr, pular e jogar melhoram e começam a demonstrar uma preferência por usar a mão direita ou esquerda.

Em relação ao desenvolvimento do cérebro, durante a segunda infância é menos dramático do que na primeira infância, pois o desenvolvimento cerebral afeta outros aspectos do desenvolvimento, um deles é o desenvolvimento das habilidades motoras, que podem ser habilidades motoras grossas ou habilidades motoras finas.

As habilidades motoras grossas são aquelas que envolvem a musculatura grande como, correr e saltar. Já as habilidades motoras finas são aquelas que envolvem a coordenação dos olhos e das mãos, como abotoar a camisa e desenhar, por exemplo.

O desenvolvimento físico na terceira infância é considerado mais lento, visto que o desenvolvimento cerebral aumenta a velocidade e a eficiência dos processos cerebrais.

Já o desenvolvimento cognitivo na segunda infância que acontece entre o período de 2 aos 7 anos, segunda a abordagem piagetiana a criança se encontra no estágio pré- operatória, que era como Piaget chamava a segunda infância. Essa fase é caracterizado por uma grande expansão no uso do pensamento simbólico, que são acompanhados por um crescente entendimento de espaço, causalidade, categorização e número, muitos desses entendimento tem raízes na fase em que a criança ainda é bebê e começa a andar, outros começam a desenvolver na segunda infância.

Dessa maneira, temos a função simbólica que é a capacidade ou representações mentais de palavras, números ou imagens para as quais uma pessoa atribui um significado. Assim, temos o entendimento de objetos no espaço, entendimento da causalidade, entendimento de identidade e categorização e entendimento de números.

Temos os aspectos imaturos do pensamento pré- operatório, sendo que uma das principais características é a centração que é a tendência a concentrar-se em um aspecto de uma situação e negligenciar outros, uma forma de centração é o egocentrismo e a conservação, já a descentrar é pensar em diversos aspectos de uma situação simultaneamente e segundo Piaget as crianças em idade pré-escolar chegam a conclusões ilógicas porque não sabe descentrar.

Durante a segunda infância as crianças melhoram a atenção e a rapidez com que processam as informações e começam a formar memórias de longo prazo, as crianças começam a reconhecer e lembrar de coisas que já foram aprendidas, para reproduzi las quando necessário. Possuem também alguns tipos de memória como, memória genérica, episódica e autobiográfica.

O desenvolvimento cognitivo na terceira infância, segundo Piaget as crianças atingem o estágio operatório concreto, em que fazem uso de operações mentais para resolver problemas concretos, elas já podem pensar logicamente, mas a maneira de pensar delas é ainda limitada.

 No desenvolvimento psicossocial na segunda infância foi explicado como se desenvolve a identidade, pois começam a se perguntar quem eles são, daí começa a se desenvolver a autodefinição, que é a maneira de como as crianças se descrevem, e a autoestima que é o julgamento que a criança faz sobre seu valor geral.

As crianças começam a ter consciência de ser do sexo feminino ou masculino, inicia um relacionamento com outras crianças, com os irmãos, e os pais começam a lidar com pequenos indivíduos que possuem mentes e vontades independentes, assim, temos a parentalidade autoritária, permissiva e democrática que será a forma de relacionamento que os pais irão ter com os filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com