TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Físico, Cognitivo e Psicossocial nos Três Primeiros Anos

Por:   •  14/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

A primeira equipe realizou o seminário no dia 08/11/2019, onde foi abordado como os seres humanos se desenvolvem nos seus três primeiros anos de vida, tanto o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, foram explicado. De início foi falado como os bebês se formam, como eles se comportam após o nascimento e como a amamentação é essencial nos primeiros anos de vida.

Foi explicado que a primeira infância é aquela que compreende o período que vai do nascimento até os 3 anos de vida que ela se configura como uma etapa determinante para o estabelecimento de habilidades fundamentais aprendidas pela criança. Que é justamente nesse período que ocorre o início de uma série de comportamentos e interações com o ambiente que envolve a criança. Todos os estímulos recebidos nesse período remetem a efeitos na vida adulta.

Durante o desenvolvimento a criança cresce mais rápido durante os três primeiros anos, especialmente durante os primeiros meses, do que em qualquer outro período da vida, onde todos os sentidos e sistemas corporais funcionam em graus variados, onde o desenvolvimento físico e das habilidades motoras são rápidos. A alimentação é essencial no desenvolvimento físico da criança, no qual o primeiro alimento a ser ingerido pela a criança é o leite materno, ele é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, pois nele possui nutrientes cruciais para que a criança possa ter um crescimento e uma vida saudável, mas alimentação precisa mudar rapidamente durante os três primeiros anos de vida, a criança passa a ingerir outros alimentos, pois o leite materno já não satisfaz mais as criança, que precisa de outras fontes alimentares para ajudar no seu crescimento.

Os bebês já nascem com algumas habilidades motoras básicas como agarrar, engatinhar e andar, eles apenas precisam de espaço para se movimentar e liberdade para ver o que podem fazer. De acordo que vão crescendo começam a engatinhar e por volta dos 2 anos começam a andar, muitas das vezes com ajuda dos pais. Eles também desenvolve a percepção sensorial que permite aos bebês aprenderem sobre si próprios e seu ambiente, de modo que possam fazer melhores avaliações. A experiência motora, junto com a consciência das mudanças que ocorrem em seus corpos, molda e modifica a compreensão perceptual do que provavelmente acontecerá se eles se movimentarem de determinada maneira.

No desenvolvimento cognitivo as capacidades de aprender e lembrar estão presentes, mesmo nas primeiras semanas,a compreensão e o uso da linguagem se desenvolvem rapidamente. Algumas abordagens nos ajudam a compreender como desenvolve a cognição.

A abordagem behaviorista estuda os mecanismos básicos da aprendizagem. Os behavioristas querem saber como o comportamento muda em resposta à experiência, já abordagem psicométrica mede as diferenças quantitativas nas habilidades que compõem a inteligência, utilizando testes que indicam ou preveem essas habilidades.

A abordagem piagetiana volta-se para as mudanças, ou estágios, na qualidade do funcionamento cognitivo. Ela quer saber como a mente estrutura suas atividades e se adapta ao ambiente, já abordagem do processamento de informação focaliza a percepção, aprendizagem, memória e resolução de problemas. Seu objetivo é descobrir como as crianças processam as informações do momento em que as recebem até utilizá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com