TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM

Por:   •  19/3/2016  •  Dissertação  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]                       2015 [pic 3]

IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO

Nome

RA

Série

Assinatura

Piracicaba,____ de ___________ de ______

PROJETO “Conhecendo para valorizar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)”

.

Participação:

Coordenadora do projeto:

Profª Me Karen Roberta Moriggi

Email: Karen.moriggi@aedu.com

Profa. Flávia Luciana da Silva Garcia e discentes do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Piracicaba.

Email: f.luciana@hotmail.com

                

Professora responsável pelas práticas pedagógicas: 

  • Professora Flávia Luciana da Silva Garcia:

2h/Atividade quinzenalmente as 5as. Feiras

26/03/2015, 09/04/2015, 16/04/2015, 07/05/2015, 21/05/2015

 

  1. Apresentação

O Projeto “Conhecendo para valorizar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)” tem como objetivo principal apresentar a Língua Brasileira de Sinais de maneira lúdica e prazerosa, para os alunos do curso de Pedagogia.

  1. Justificativa

A educação como conhecemos hoje é uma invenção humana, em cada tempo histórico social cultural apresentou um papel diferente, respondeu de forma distinta, de acordo com as necessidades vividas em cada época.

Hoje vivenciamos o processo de Inclusão “a todo vapor” nos espaços escolares ou não, o que nos remete a emergente necessidade de se conhecer mesmo que seja o básico sobre: LIBRAS, Surdo, Surdez, Intérpretes de LIBRAS, Professores e Instrutores Surdos e/ou Ouvintes, e assuntos diversos que permeiam as questões acima abordadas.

Aprende-se Libras para conhecer melhor as pessoas,  o mundo, o pensamento, refletindo, construindo e  constituindo-se de amor e respeito pelas diferenças. Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar.

Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgas... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.

(FALCÃO, ano, página) 
[a]

O projeto “Conhecendo para valorizar a Língua Brasileira de Sinaisbusca realmente esta harmonia entre as pessoas com e sem deficiência, pois aprender um pouco sobre LIBRAS aumenta nossa possibilidade de comunicação, de conhecer um mundo novo, com cultura própria, cheia de particularidades.

No Brasil, como em muitos outros países, a experiência com educação bilíngue ainda se encontram restritas. Um dos motivos para este quadro é, sem dúvida, a resistência de muitos a considerar a língua de sinais como uma língua verdadeira ou aceitar a sua adequação ao trabalho com o surdo” (LACERDA, 1996: 79 apud. Silva; NEMBRI, 2003:26).

Para tal, o projeto anteriormente mencionado, apresenta como principal função desmistificar tudo que permeia a Surdez e a LIBRAS, considerando assim, valorizar e buscar em todos os espaços escolares a possibilidade de ser dado ao Surdo o acesso a uma Educação Bilíngue bem sucedida.

Desde 2005, temos a regulamentação da Lei nº 10.436/02 pelo decreto nº 5.626/05 que nos ampara, ao cobrarmos das escolas espaços de possibilidades educacionais bilíngues, onde a mesma dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e sua inclusão nas escolas.

  1. Objetivos

Tendo como amparo legal o Decreto de lei 5.626, que dá providências sobre a Língua Brasileira de Sinais, o projeto vem de encontro com as necessidades dos alunos, proporcionando a possibilidade de acesso a Língua de Sinais, e de contato com Surdos, usuários de LIBRAS ou não, Intérpretes de LIBRAS com formação acadêmica ou não.

O projeto pretende por meio da realização de oficinas práticas e/ou teóricas o acesso por parte dos alunos do curso de Pedagogia, a imersão a esse novo mundo de descobertas, ou seja, o Mundo do Surdo. Pretende despertar nos alunos o interesse pela busca de mais e mais informações sobre este mundo.

 

  1. Metodologia

O caminho para a consolidação deste projeto dar-se-á primeiramente na participação efetiva de parceiros Surdos e intérpretes de LIBRAS, de forma voluntária na realização das oficinas práticas.

Promover oficinas práticas quinzenais com duração total de 2 horas, com os alunos de Pedagogia a fim de coloca-los frente a frente a Surdos e Intérpretes de LIBRAS, e aos conhecimentos teóricos e práticos sobre este universo.

Planejar juntamente com os alunos atividades práticas em forma de teatro, música, brincadeiras, que possibilitem aos alunos colocar sua habilidade criativa em prática, objetivando atingir o Surdo levando a eles informações, através das formas expressivas de comunicação seja elas: sinais, mímicas, gestos, desenhos.

 Realizar um Sarau, para apresentação das experiências vividas.

  1. Informações Adicionais:

Disciplinas do curso de pedagogia envolvidas no projeto:

6º e 7º semestre do curso de Pedagogia

Disciplinas envolvidas no desenvolvimento do Caderno de práticas pedagógicas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com