TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROF. ROBERTO GRANT

Por:   •  11/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROF. ROBERTO GRANT

Aluno(a):

Professor(a):

DESENVOLVIMENTO

 EMBRIONÁRIO

____________

1 Aluno(a) da  Série, Turma

2 Professor da disciplina de Biologia.

SUMÁRIO

- Fecundação.

- Desenvolvimento Embrionário Humano.

- O parto.

INTRODUÇÃO

          Os animais apresentam grande diversidade de desenvolvimento embrionário, mas, de modo geral, em praticamente todos ocorrem três fases consecutivas: segmentação, gastrulação e organogênese. Na segmentação, mesmo com o aumento do número de células, praticamente não há aumento do volume total do embrião, pois as divisões celulares são muito rápidas e as células não têm tempo para crescer.

          Na fase seguinte, que é a gastrulação, o aumento do número de células é acompanhada do aumento do volume total. Inicia-se nessa fase a diferenciação celular, ocorrendo a formação dos folhetos germinativos ou folhetos embrionários, que darão origem aos tecidos do indivíduo. No estágio seguinte, que é a organogênese, ocorre a diferenciação dos órgãos.

FECUNDAÇÃO

 A fecundação humana acontece quando um espermatozoide entra no óvulo, que geralmente fica na primeira porção da trompa de falópio, fazendo com que a mulher fique grávida.

Um único espermatozoide atravessa sua membrana, carregando consigo 23 cromossomos não pareados. Imediatamente, esses cromossomos isolados combinam-se com os outros 23 cromossomos que existem no óvulo, passando a formar um complemento normal de 46 cromossomos, dispostos em 23 pares.

Isso dá início ao processo de multiplicação celular, cujo resultado final é o nascimento de um bebê.

SINTOMAS DA FECUNDAÇÃO

São sintomas da fecundação:

  • Cólica leve
  • Corrimento cor de rosa.

Estes sintomas são muito sutis e frequentemente passam desapercebidos para a maioria das mulheres. Na maior parte dos casos, a mulher só percebe os sintomas de gravidez duas semanas após a fecundação. Veja todos sintomas de fecundação e como confirmar a gravidez.

DESENVOLVIMENTO

Após ser fecundado, o óvulo inicia um processo de migração para o útero. O ovo, ao se dividir, é chamado de mórula.

Com apenas duas semanas tem mais de 250 células e, começa sua implantação no endometrio (a parede interna do útero).

Na quarta semana, já é um embrião com três seguimentos diferentes, que serão os tecidos e os orgãos do bebê.

O primeiro a surgir será o tubo neural que é a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Durante a gestação humana, o tubo neural dá origem a três vesículas:

  • romboencéfalo
  • mesencéfalo
  • prosencéfalo

A formação do tubo neural é o resultado da invaginação da ectoderme que se segue à gastrulação. Este processo é induzido por moléculas sinalizadoras produzidas na notocorda e na placa basal.

Começam a se desenvolver os aparelhos digestivos e respiratórios. Há um importante crescimento do cérebro e surgem protuberâncias que darão forma aos braços e pernas.

A cabeça já está formada. É possível distinguir olhos, ouvidos, o orifício que será a boca, as fossas nasais e as orelhas.

O coração bate pela primeira vez. Os dedos estão se formando. Os braços e os pulsos podem ser flexionados.

      A placenta agora toma o controle da nutrição da gravidez, e é criado um canal de comunicação interna entre a mãe e o bebê.

O embrião agora se chama feto.

Após nove semanas, praticamente todos os orgãos vitais estão formados e funcionando. O cérebro cresce insolitamente, quase 250 mil neurônios são formados a cada minuto no cérebro do bebê.

       A cabeça é uma parte importante e, representa a maior fração do tamanho do bebê.

Os genitais já são reconheciveis. O rosto tem o perfil completo. São formadas as unhas do dedo e seu coração bate cada vez mais rápido.

         A placenta está fornecendo ao bebê oxigênio, nutrientes e a possibilidade de eliminar seus residuos. O bebê é capaz de colocar um de seus dedos na boca.

Começam a se desenvolver sobrancelhas e um cabelo fino.

O bebê é tão pequeno que cabe na palma da mão. Ele ou ela pode notar alguns estimulos externos, como a luz, e já começa a se movimentar.

O bebê está bem definido. E pode fazer gestos ao morder seus dedinhos. Ele/ela deglute o líquido que lhe rodeia (líquido aminiótico). Move-se intensamente, percebe sensações do exterior e já pode ouvir. Ele está atento ao som da voz da mãe, á música e os batimentos do seu coração.

      Também pode abrir os olhos e diferenciar claramente a luz da escuridão. Passa um bom tempo pensando.

Os pulmões seguem se desenvolvendo para a vida fora do útero. O bebê acorda com sons fortes e se acalma com a voz da mãe. Já tem uma rotina de exercícios que a mãe pode sentir e perceber claramente, inclusive se está em uma posição incomoda, começará a se mover com força até que a mãe mude de posição.

Seus olhos tem cor. Fica acordado a maior parte do tempo e atento ao exterior.

Começa a assumir a posição fetal. O cérebro já tem o tamanho da cabeça, brinca com o cordão umbilical e começa a procurar a posição definitiva que estará ao nascer. Algumas vezes abrirá os olhos, pois pode distinguir imagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (189.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com