TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA ENSINO TECNOLÓGICO DO ESTADO DO PARÁ CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Por:   •  9/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ESCOLA ENSINO TECNOLÓGICO DO ESTADO DO PARÁ

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

ACGC:

ÁGUA, CADA GOTA CONTA.

Santarém – PA

2018

ALEXANDRE FADOUL LEMOS; AMANDA EMILLY F. DE SIQUEIRA; ANDREY DIAS BARROSO; ELDERLANE MÔNICA FELIX COSTA; ELIMAR BATISTA; JANDRESSA CLEIA DA SILVA REGO; JESSICA AMORIM SILVA; JUNHOR ALMEIDA; LOUISIANE FARIAS BATISTA; MARCELY IONY P. SOUSA; MARIA SOLIANE S. COSTA; MILENA ROCHA NOGUEIRA; WANESSA SILVA DAS CHAGAS

ACGC: ÁGUA CADA GOTA CONTA

Pré-projeto desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da EETEPA – Escola de Ensino Tecnológico do Estado do Pará.

Santarém – PA

2018

PROBLEMÁTICA

O desperdício de água é um dos principais problemas relacionados com a disponibilidade e utilização dos recursos hídricos na atualidade. Nesse sentido, é importante compreender o problema identificando o máximo da questão, ou seja, a quantidade de água desperdiçada não somente pelo mau uso residencial, mas também pelos equipamentos públicos e práticas econômicas ditadas pelo capitalismo social.

As formas mais comuns e citadas de desperdício de água são conhecidas por todos: a torneira mal fechada, o banho demasiadamente demorado, a mangueira ligada sem uso, a lavagem de calçadas, os excessos na limpeza dos carros, entre outras práticas. Mas essa não é a única causa para o problema em questão.

Uma considerável parte do desperdício acontece no transporte da água até o consumidor, o que é resultado de tubulações públicas velhas ou danificadas, obras mal realizadas, além dos famosos “gatos” ou redirecionamentos de água clandestinos. Isso acontece em todos os países, que sempre apresentam certa taxa de desperdício de água.

JUSTIFICATIVA:

A água é classificada como um recurso indispensável à sobrevivência dos seres humanos, o qual todos têm o direito ao acesso e que não pode ser afetada enquanto direito fundamental pela privatização das águas.

A água, tema abordado visa mudanças no estilo de vida da população: com ações de preservação e uso racional deste bem. Vale relembrar aqui que a água é um bem natural, vital e insubstituível, o elemento mais abundante da natureza, porém finito. Associa-se “água” como fonte de vida.

Faz-se necessária uma sensibilização sobre a importância da água, o seu consumo diário em todas as faixas etárias da vida, os benefícios que este recurso proporciona são assuntos de constantes discussões neste século.

Sabe-se que a água é um bem natural vital e insubstituível, entretanto é um recurso que pode esgota-se em termos de potabilidade para o consumo humano. Para que isto não ocorra é primordial a necessidade de mudanças no modo de vida das pessoas, principalmente com a preservação e o uso consciente da água.

Assim, considerando a grande importância deste elemento, além de suas características físicas e químicas, que a tornam tão indispensável para a vida buscamos compreender a função da água no ciclo natural da vida, bem como sua utilidade e preservação. Partindo deste pressuposto, proporcionar um conhecimento crítico e inovador as futuras gerações são essenciais para construirmos uma conscientização sobre a água.

METODOLOGIA

O projeto ACGC será realizado na Escola Aldo Queiroz, no interior de suas instalações definitivas. Situada na Rod. Dr. Everaldo Martins, através de estímulos e reflexões, ações de intervenção como:

  • Apresentação de paródia (Forma lúdica)
  • Explanação do tema em vídeos animados
  • Palestra
  • Caminhada
  • Lanche
  • Dinâmica e finalização

OBJETIVOS

Geral

  • Despertar a sensibilização ambiental dos participantes e a sociedade em geral, com a finalidade de promover uma reflexão sobre os cuidados com as águas.

Específico
• Promover a sensibilização, buscando uma conscientização coletiva do consumo de água, colaborando para conservação e preservação em relação ao Meio Ambiente incorporada a vida social e familiar.

CRONOGRAMA

Dia 24/09/18

Etapas do projeto

Tempo

Abertura do Projeto

14:30 (5 minutos)

Paródia

14:35 (10 minutos)

Exploração de vídeo do conteúdo proposto

14:45 (15 minutos)

Palestra

15:00 (20 minutos)

Caminhada e Explanação do Biólogo Erinaldo silva (Poluição e contaminação das águas)

15:30 (40 minutos)

Lanche

16:10 (10 minutos)

Encerramento

16:30 (10 minutos)

Tempo estimado

2 horas

RESULTADOS ESPERADOS

Aprendizado contínuo e multiplicador sobre o tema proposto dentro da educação ambiental, visando a sensibilização e melhoria de vida das presentes e futuras gerações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este projeto buscou expor o problema da falta de conscientização e educação no que diz respeito ao uso da água. No decorrer dos anos, e com as grandes mudanças climáticas ocorrida no planeta, o mau uso da água esta causando uma grande preocupação aos cientistas e autoridades do mundo inteiro. A escassez da água poderá provocar grandes conflitos mundiais. Baseados em pesquisas, depoimentos e documentários e na grande preocupação sobre o desperdício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (87.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com