TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE IDIOMA E PESSOAL ADILSON CITELLI

Artigo: ESTUDO DE IDIOMA E PESSOAL ADILSON CITELLI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  Artigo  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA DE LINGUAGEM E PERSUASÃO

ADILSON CITELLI

O Livro “Linguagem e persuasão” do autor Adilson Citelli mestre em Letras e Professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo expõe em seu texto Linguagem e Persuasão, a história, construção e os métodos da linguagem persuasiva.

O texto “Linguagem e persuasão” coloca em evidência importantes aspectos para desenvolver a Persuasão. Em seu livro o autor aborda de forma objetiva os elementos linguísticos, discursivos e persuasivos. O propósito deste livro é discutir como a persuasão está inserida na linguagem, seja falada ou escrita e como ela se configura. Para isso indaga se é possível a existência do discurso não-persuasivo. A sua resposta nasce de três afirmações sobre o qual divide o livro em quatro capítulos principais, nos quais Adilson Citelli aborda respectivamente: A tradição retórica; Signo e persuasão; Tipos de discursos e textos persuasivos.

Inicialmente Citelli faz uma breve introdução sobre o tema (persuasão), utilizando de um exemplo real. Este exemplo utilizado é de uma Revista Americana Newsweek que se dizia neutra, imparcial, que não utiliza da persuasão. Onde por meio de um ato persuasivo, insiste em convencer à seus leitores e, futuros leitores, que esta é “aquela que não persuade”. Porém, ao afirmar isso, está sendo persuasiva, pois está usando de uma afirmação para convencer alguém de sua imparcialidade. O faz falando, como descreveu Citelli, quase impessoalmente e assim sob uma forma de negação, faz uma afirmação com o propósito de persuadir. Revelando assim que a persuasão pode vir a existir em diferentes graus, mais ou menos explícitos. Nessa situação podemos também perceber que há uma persuasão oculta por parte da Revista. Após tal exemplo, o autor conclui que não há texto sem persuasão, mas sim diferentes graus dessa. Ainda segundo ele, “o elemento persuasivo está colado ao discurso como a pele ao corpo”.Estão portanto atrelados um ao outro,eles são coexistentes.

Adilson Citelli define o termo persuasão como “Quem persuade leva o outro a aceitar determinada ideia, valor, preceito”, isto é, quem persuade leva o outro à aceitação da sua “verdade”. Para ele a persuasão não necessariamente está relacionada a uma verdade, mas tem a capacidade de convencer, como por exemplo, as obras de ficção e fantasia.

Com respeito ao segundo capítulo “A tradição Retórica” ,Citelli trata da retórica que é a arte do domínio a palavra,a eloqüência,o poder persuasivo que pode ser obtido com a retórica. Com isso,nos demonstra um pouco sobre a “tradição do discurso clássico”, pois segundo o mesmo a própria persuasão, implica em retomar esse assunto. O autor cita as escolas gregas, que contribuíram muito para as artes de domínio da palavra, mas também nos fala que o problema não era somente a fala, mais também fazê-la de modo “convincente e elegante”. Para chegar a esta conclusão, o autor permite-se utilizar de uma excelente fonte bibliográfica para dar sustentação aos seus argumentos. Utiliza-se de Aristóteles para argumentar como a retórica está presente na persuasão. A obra Arte retórica deste autor demonstra uma linha de pensamento que sustenta a retórica como um corpus com um objetivo e método, que servem de base de sustentação para se persuadir ela gera a persuasão.

São citados alguns raciocínios com gradações persuasivas (raciocínios apodítico, dialético e retórico) e figuras de retórica usada para prender a atenção do receptor (metáfora e metonímia). Já no capítulo seguinte onde se refere ao signo e persuasão, entre os pontos levantados pelo autor está um que explica a diferença entre significante e significado. O significante seria o aspecto concreto do signo, a realidade material e o significado o aspecto imaterial e conceitual.

Com isso, o autor aborda também os diferentes discursos: discurso persuasivo, discurso lúdico e discurso polêmico, os quais cada um possui um diferente grau de persuasão e de formar opiniões e pontos de vistas.

No último capítulo, o autor faz alusão à persuasão apontada a diferentes esferas da realidade descrevendo assim os diferentes textos persuasivos, como o texto publicitário, jornalístico, literário, religioso, didático e literário, identificando seus elementos e como eles fazem para persuadir o receptor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com