TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO 7 - FUNDAMENTOS EM CIÊNCIA DO SOLO

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DIRIGIDO 7

ALUNA: DÉBORA CASSUCE

1-Cor: A cor é a sensação visual que se manifesta na presença da luz e, de certo modo, reflete a quantidade de matéria orgânica, o tipo de óxido de ferro presente, além da classe de drenagem do solo.

Textura: A textura, que constitui a fase mineral sólida do solo, mede, em porcentagem, as proporções de argila, silte e areia, e tem sido utilizada como sinônimo de granulometria.

Estrutura: A estrutura refere-se ao arranjo das partículas de argila, silte e areia que normalmente estão reunidas formando agregados.

Consistência: A consistência do solo ocorre em função das forças de adesão e coesão, que variam com o grau de umidade do solo. Inclui propriedades como resistência à compressão e ao esboroamento, friabilidade, plasticidade e pegajosidade. Ela varia com textura, quantidade de matéria orgânica, quantidade e natureza do material coloidal e teor de água.

Cerosidade: São filmes de material inorgânico muito fino de natureza diversa, orientados ou não, constituindo revestimentos ou superfícies brilhantes na superfície dos elementos estruturais. Quando bem desenvolvidos são facilmente perceptíveis, apresentando o aspecto lustroso. A cerosidade é um dos critérios utilizados para enquadrar o solo como possuidor de horizonte B textural.

Transição entre horizontes: Refere-se à faixa de transição na separação entre os horizontes. Podendo ser abrupta, clara, gradual e difusa.

Atributos químicos: Os valores de saturação por bases (V%) e saturação por alumínio (m%) servem para indicar o potencial nutricional dos solos, e o de retenção de cátions (RC) para informar sobre sua capacidade de reter cátions.

2- Cor é a sensação visual que se manifesta na presença de luz, definida pela quantidade de matéria orgânica, grau de drenagem e/ou tipo de oxido de ferro presente no solo. A Carta Munssell designa 3 parâmetros para classificação da cor, sendo eles: Matiz (cor do espectro da luz), valor (tonalidade) e croma (intensidade).Um solo bem drenado e aerado possui mais hematita, e portanto, é avermelhado. Um solo com drenagem pouco acentuada e mais húmido, apresenta maior concentração de goetita, sendo mais amarelado. Caso o solo apresente cor acinzentada, possivelmente há saturação de água no solo, o que leva a redução de ferro.

3- a) Textura diz respeito a granulometria do solo, que varia de acordo com a porcentagem de concentração dos minerais: Argila, Silte e Areia; enquanto que a estrutura, é a forma como esses granulos estão agrupados entre si.

b) A consistência se da pelas propriedades de adesão e coesão, que variam de acordo com a quantidade presente de água. Já a cerosidade, é uma fina camada, composta por substâncias inorgânicas, e confere aspecto lustroso na superfície do elemento natural.

4-A textura ou granulometria refere-se à proporção de argila, silte e areia do solo. A classificação de tamanho de partículas utilizada segue o padrão:

Argila (< 0,002 mm)

Silte (0,002 - 0,05 mm)

Areia fina (0,05 - 0,2 mm)

Areia grossa (0,2 - 2 mm)

As frações mais grosseiras do que a fração areia são:

Cascalho (2 - 20 mm)

Calhau (20 - 200 mm)

Matacão (> 200 mm)

5-Eutrófico: condição química de um solo com elevado potencial nutricional abaixo da camada arável (horizonte no B, ou no horizonte C se não existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litólicos).Os valores de soma de bases (SB) são maiores ou iguais a 1,5 cmol.kg-1 de solo e os de saturação por bases (V) maiores ou iguais a 50%. Esses solos possuem elevadas produtividades, desde que não sejam simultaneamente salinos como pode ocorrer em alguns casos no nordeste do Brasil. Ocorrem em todos estados do Brasil.

Distrófico: condição química do solo abaixo da camada arável (horizonte no B, ou no horizonte C se não existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litólicos) com baixos valores de soma de bases (SB) e saturação por bases (V). Para PRADO os valores de V oscilam de 30-50% , mas ao mesmo tempo aos valores de bases SB são menores que 1,2 cmol.kg-1 de solo. Se o valor V for menor que 30%, a saturação por alumínio (m) deve ser menor que 50% (para eliminar a possibilidade de ser álico) e o valor RC deve ser maior que 1,5 cmol.kg-1 (para eliminar a possibilidade de ser ácrico). No manejo possuem baixo potencial nutricional abaixo da camada arável, mas a saturação por alumínio não tão alta porque é inferior a 50% .

álico: condição química de um solo com muito baixo potencial nutricional abaixo da camada arável (horizonte no B, ou no horizonte C se não existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litólicos) devido a alta saturação por alumínio (m) (maior ou igual a 50% e ao mesmo tempo com teor de alumínio variando de 0,3 a 4,0 cmol.kg-1). Ocorrem em todos estados do Brasil.No manejo os solos álicos possuem muito baixo potencial nutricional abaixo da camada arável e necessitam de gessagem para melhorar o ambiente químico abaixo da camada arável, onde existe uma alta concentração de alumínio tóxico que limita o crescimento das raízes em direção ao horizonte B. Como conseqüência da alta saturação por alumínio os valores de cálcio, magnésio e potássio (soma de bases) são muito baixos, pois a grande maioria das cargas elétricas da CTC estão ocupadas pelo alumínio e não pelas citadas bases.Tem-se verificado que quando o solo possui CTC da argila menor que 27 cmol.kg-1 de solo no horizonte B a gessagem tem sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com