TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido – Fundamentos Da Matemática

Por:   •  7/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ESTUDO DIRIGIDO – FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA

Embora existam pessoas que se identifiquem mais com uma área do conhecimento do que com outra, não se pode pensar na aprendizagem consolidada sem que haja interdisciplinaridade entre as diversas matérias que devem ser estudadas ao longo da Educação Básica, sobretudo, nos anos iniciais, quando se inicia o processo de construção do saber. Quando se fala então das disciplinas de português e matemática, isso se torna ainda mais evidente, uma vez, que uma depende muito da outra. A linguagem matemática está presente em tudo ao redor e não se pode ignorá-la ao se trabalhar a língua portuguesa. Na disciplina de matemática, a leitura é fundamental para a compreensão dos enunciados nos exercícios de resolução de problemas; é importante para desenvolver a escrita na produção de textos que expliquem os resultados, bem como, para se trabalhar com a produção de regras de jogos e brincadeiras; e compreender o Sistema de Escrita Alfabética é fundamental para se conhecer a história da matemática, para que assim, se compreenda também de uma melhor forma, a própria matemática. Não há como se falar de matemática sem considerar os exercícios que envolvem a resolução de problemas, que auxiliam os alunos a darem sentido aos conceitos, às habilidades e às relações que são essenciais nesta disciplina, além de ajudá-los a compreender relações do próprio cotidiano. Diante disso, ter habilidades de leitura e interpretação é indispensável para que se desenvolva o raciocínio neste tipo de atividade, que é umas das mais utilizadas e significativas na matemática, pois, por meio desses exercícios, é possível desenvolver o trabalho em equipe, oportunizando aos alunos resolver por si questões matemáticas, onde ao questionar e levantar hipóteses têm a possibilidade de adquirir, relacionar e aplicar conceitos matemáticos.

A escrita xtenso também é outra atividade muito utilizada na matemática, a qual auxilia os alunos a perceber a relação dos números aos seus nomes e aos seus respectivos valores quantitativos. Além disso, a consolidação da aprendizagem ocorre quando se registra a resolução de determinado problema, criando assim, uma compreensão completa do que foi calculado e “descoberto” através dos números. Desta forma, saber se expressar por meio da escrita também se faz de extrem importância. Nesta mesma circunstância, encaixam-se o trabalho com regras de jogos e brincadeiras (que são importantes ferramentas pedagógicas para concretizar a aprendizagem de forma lúdica), onde o aluno é desafiado a transcrever com detalhes e obedecendo a uma sequência lógica regras que outras pessoas deverão seguir para se atingir o objetivo do que é proposto, atividade esta, que requer domínio da escrita, além de um bom raciocínio para poder transmitir ao outro uma importante informação, garantindo que seja compreensível e que faça sentido a todos que lerem.[pic 2]

Não é incomum encontrar pessoas que afirmam não gostar da matemática. Muitos a temem como um “monstro”, por não conhecerem sua história e o porquê de muitas coisas serem realizadas como são. Tudo aquilo que se conhece, se torna mais próximo, mais atraente, mais interessante. Assim, quando se explora a história da matemática através de leitura, da interpretação e da ampliação do conhecimento, o medo vai sendo trocado pelo prazer em compreender aquilo que aparentemente não fazia sentido. A aversão é substituída pela simpatia e isso pode facilitar muito a aprendizagem do maravilhoso mundo dos números.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com