TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido fundamentos 6

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

O trabalho não deveria ter o nome da instituição na frente? Acho que os do acervo tem..

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

MACEIÓ-AL

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

THAMIRES MELO DE GUSMÃO SILVA

FAGNER DE MELO BORGES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

Trabalho elaborado para obtenção de nota parcial da disciplina de oficina de estágio da faculdade de serviço social UFAL.

SUPERVISORA DE CAMPO: MARCIÂNGELA GONÇALVES

SUPERVISORA ACADEMICA: MARA REJANE RIBEIRO NUNES

MONITORA: Mª DAYANE

MACEIÓ-AL

2015

Tem que corrigir o sumario

SUMÁRIO

  INTRODUÇÃO ...............................................................................................02

1 PERSPEQUITIVA TEORICA .........................................................................02

1.1 EDUCAÇÃO EXPLANAÇÃO GERAL ..........................................................03

1.2. POLÍTICA TEMÁTICA EM QUE ESTÁ INSERIDA ....................................04

1.3. ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL .............................................................05

1.4 SERVIÇOS SOCIAL NA INSTITUIÇÃO ......................................................06


INTRODUÇÃO[pic 1]

Este trabalho de conclusão de estágio tem como finalidade apresentar de nossa vivência de estágio no período 2014.2/2015.1, na escola Sergio Luiz Pessoa Braga, onde foi apresentada a realidade da pratica profissional do Assistente Social neste espaço sócio ocupacional.

O campo da educação tem crescido gradativamente, colocando-se como um campo fértil para intervenção do Assistente social.

No período do estágio tivemos a oportunidade de vivenciar algumas particularidades da pratica profissional do Assistente Social na educação, onde as atividades possibilitaram detectar a importância do Serviço Social na Política de educação e as principais demandas do cotidiano.

Durante o estágio fez necessário para o entendimento e  aprofundamento da politica de educação  fazer várias leituras de autores sobre o serviço social na educação, o papel e função do Assistente Social, A ligação entre o profissional e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entre outros aspectos relacionados a temática.

  Com o aparato teórico necessário, nós sentimos mais motivados a estar no campo de estágio, motivados pela Assistente Social do campo, com objetivo de entender e através desse trabalho expor a politica citada aqui e o trabalhado desenvolvido pelo Serviço Social na educação, bem como nosso projeto de intervenção planejado e executado sobre a supervisão em campo e em sala de aula.

No decorrer do trabalho apresentaremos de forma sucinta, uma abordagem sobre a Política de Educação, bem como as atividades em que o Serviço Social está envolvido, neste campo de estágio.

1 PERSPEQUITIVA TEORICA

1.1 EDUCAÇÃO EXPLANAÇÃO GERAL

O ano de 1996 registra um marco na educação do Brasil com a regulamentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) inscrita na Constituição Federal/1988. Trata-se de uma lei que define e regulariza o sistema educacional brasileiro tendo como um dos seus objetivos, a colaboração nas atividades acadêmicas e profissionais dos educadores, estudantes e demais trabalhadores desta área. Vale considerar que, assim como outras políticas sociais a educação foi marcada tanto por avanços, passando a ser vista como direito, com respeito no campo das políticas públicas de educação especial; quanto por retrocessos, como fragilidade nos vínculos empregatícios dos professores; redução significativa de concurso para efetivos; instituições com a estrutura física deteriorada.

No Brasil, o Serviço Social na área da Educação se faz presente desde a origem dos processos sócio históricos da profissão. Desde seus primórdios, a atuação dos/as assistentes sociais, tem sido de caráter e cunho educativos, principalmente, nas chamadas “grandes instituições”, uma vez que, as expressões da “questão social” eram vistas como problema de “educação” e que deveriam ser “tratadas” com a reeducação e o reajustamento da população. Conforme Iamamoto e Carvalho (2011), “as bases da atuação do Serviço Social estarão assim centradas nos casos individuais, nos lazeres educativos e, principalmente, na educação popular e forma”.

Como podemos verificar, a atuação junto á populações excluídas e marginalizadas, é uma das características que se faz presente no cotidiano profissional. De acordo com os autores citados anteriormente, a educação popular, foi um instrumento principal da atuação do Serviço Social da Fundação Leão XIII.

A atuação do Serviço Social consiste, sobretudo, na tentativa de combater a evasão escolar através do controle e monitoramento da frequência escolar do educando, contribuindo para a prevenção da evasão, retorno e permanência do aluno na escola.

Os assistentes sociais, que atuam neste campo da educação, estão empenhados em trabalhar com esta problemática, na busca de estratégias que fixem o aluno na escola. Para tal, foi criado o projeto FICAI (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente) para ajudar nesta tarefa, mas este projeto precisa ainda de revisões para ser incorporados nas escolas.

No decorrer do estágio, identificamos que uma quantidade considerável de alunos que se encontram com um alto índice de infrequência. Investigamos o perfil destes alunos e detectamos que a maioria é de alunos que estão em distorção idade/série e com baixo rendimento escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com