TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MITOCONDRIAS

Por:   •  27/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MITOCONDRIAS

QUESTÃO 1  O processo de respiração celular é responsável pelo

e) liberação de energia para as funções vitais celulares.

QUESTÃO 2 Assinale a alternativa correta quanto à respiração celular. 

b) A respiração celular aeróbia é um mecanismo de quebra de glicose na presença, produzindo gás carbônico, água e energia. 

QUESTÃO 3 Analise o esquema da respiração celular em eucariotos, a seguir:

[pic 1]

Com base nas informações contidas no esquema e nos conhecimentos sobre respiração celular, considere as afirmativas a seguir: 

I. A glicose é totalmente degradada durante a etapa A que ocorre na matriz mitocondrial. 

II. A etapa B ocorre no hialoplasma da célula e produz menor quantidade de ATP que a etapa A.

III. A etapa C ocorre nas cristas mitocondriais e produz maior quantidade de ATP que a etapa B.

IV. O processo anaeróbico que ocorre no hialoplasma corresponde à etapa A.

Assinale a alternativa correta.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

QUESTÃO 3 Sobre a respiração celular, é correto afirmar que 

(A) a glicólise consiste em uma série de reações químicas na qual uma molécula de glicose resulta em duas moléculas de ácido pirúvico ou piruvato. 

QUESTÃO 4 A glicólise é um processo que compreende dez reações químicas, cada uma delas com a participação de uma enzima específica. Assinale a alternativa correta em relação à glicólise anaeróbica. 

a) É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-a em piruvato ou ácido pirúvico. 

QUESTÃO 5 No mês de julho de 2007, ocorreram, na cidade do Rio de Janeiro, os XV Jogos Pan-americanos. Durante as competições, o que se viu foram momentos de superação, quando os atletas levavam o corpo à exaustão, muitas vezes numa luta contra o tempo, em busca de uma medalha.  Após um exercício físico prolongado, se fizermos um exame de sangue no atleta, verificaremos o acúmulo de ácido lático em seu sangue. Explique por que isto acontece.

R: durante uma atividade intensa, o oxigênio pode não ser o suficiente para suprir as fibras musculares, por isso, acontece a fermentação lática, que é a produção de ATP que garante o fornecimento de energia para a contração muscular.

QUESTÃO 6  Descreva as fases da respiração celular, citando local onde ocorrem, o que ocorre, presença ou ausência de oxigênio e quantidade de ATP.

R: Glicose: quebra de moléculas de glicose que são transformadas em frutose através de ações enzimáticas, essa frutose é quebrada em duas moléculas de 6 carbonos, formando 2 NADH e 4 ATP, cada molécula de glicose é convertida em duas moléculas de piruvato.

Ciclo de Krebes: o piruvato é transformado em acetil, através de ações enzimáticas, produzindo assim NADH. O ciclo se inicia quando uma molécula de 4C se liga a 2 carbonos, produzindo uma molécula de 6 carbonos, esse ácido passará por varias transformações voltando a sua forma de ácido normal estando pronto para ligar-se a outra molécula de acetil COA e reinicia o ciclo.

Cadeia respiratória: ocorre na membrana interna da mitocôndria, crista= maior produção de ATP. Oxigênio função: capturar elétrons e hidrogênios e transformá-los em água para ser como um combustível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com