TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistema Bucal

Exames: Ecossistema Bucal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 2

Ecossistema Bucal

Muitos mos estabelecem uma morada perene em varias regioes do nosso corpo como superficie da pele, dente, mucosa.

Assim, nosssos compartimentos organicos abrigam os mos que infectam esses locais mesmo no estado de saude vonstituindo microbiotas proprias de cada local, ja que cada regiao possui um habitat e condicoes ambientais diferentes (teores de umidade, pH, composicoes teciduais)

Portanto só colonizam certa região de mos que se adaptam a sua condicão ecologica.

A microbiota bucal é a mais complexa de todo nosso corpo (30 gêneros, abrangendo 500 espécies diferentes). Ecossistema é o conjunto formado por seres vivos e elementos ambientais, contituido por 2 fatores: *abiotico- habitat(sulco gengival , mucosal de revestimento, dentes)

*bioticos- contituido por mos que vivem no habitat.

A microbiota bucal possui varias fases na vida intrauteriana, a boca é insenta de mos. Os primeiros que chegam são transitórios quando o parto é normal, apos algumas horas do nascimento a boca se infecta por mos bucais de pessoas que estão em maior contato com o bebê

A complexidade da microbiota bucal inicia-se com a erupção dos dentes, criando 2 habitats, superficie dental e sulco gengival. Na fase adulto a microbiota atinge suas proporcôes maximas. Se ocorre perda total dos dentes praticamente vão desaparecer as bacterias que tem tropismo para os dentes e para o periodonto, voltando ao predominio das formar aerobias e facultativas que possui afinidade pela mucosa. Se a pessoa colocar dentadura voltam a instalar-se varias espécies.

Aderencia é a fixacao ativa de uma bacteria a uma superficie (organica ou inorganica) ou até mesmo em outra bacteria (coagrigacão) para iniciar a colonização.

As bacteria tem possibilidade de fixar a superficies moles ou estruturas duras(dentes) sendo mediada por adesinas

Desta interação altamente especifica, forma-se pontes de ligacão que são bases de aderencia bacteriana.

Algumas bacterias consolidam sua aderencia usando polimeros (pec) principalmente o glucano insoluvel pois confere uma adesão bastante fime persiste maior tempo na placa bacteriana favorecendo a colonizacao na superfie dental. A aderencia medida por P.E.C é um importante mecanismo de aderencia entre bacterias da mesma espécie:

A sacorose na placa bacteriana, o S.mutans elabora uma enzima constitucional, que fragmenta molécula de sacarose em flicoes e frutose. Mas quando existe maior concentracao de sacarose na placa S.mutans aproveita uma parte do acucar para obter energia.

O acúcar é armazenado na forma de P.E.C- apenas na espécie de s. mutans possuir receptores para glucano,, por isso a colonixacao via glicana seja exclusica dessas especies

A aderencia de bacterias de especies também é especifico, envolvendo adesinas de uma especie e receptores de outra.

*FATORES ENDÓGENOS: relacionados ao hospedeiro, presenca ou não de dentes, descamação epitelial, fuido gengival, anticorpos, saliva, fatores quimicos.

FATORES EXOGENOS: relacionados a microbiota, comensalismo, protocaperação, mutualismo, competicão e sinirgismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com