TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental - Museu

Por:   •  1/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

escola DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GABRIELA ROCHa da silva

PAULO RICARDO PORTELLA DA SILVA

relatório de educação ambiental

parque estadual DE Vila velha

CURITIBA

2016

  1. INTRODUÇÃO

O Parque Estadual de Vila Velha (PEVV) é constituído por rochas denominadas arenito, a formação destes arenitos remonta há 300 milhões de anos no Período Carbonífero, quando a América do Sul ainda estava ligada à África, à Antártida, à Oceania e à Índia, formando um grande continente chamado de Gondwana. Nesta época, a temperatura média na Terra era muito baixa, período que corresponde a uma das grandes eras glaciais do passado terrestre denominada glaciação. O Arenito Vila Velha, formado pela compactação e endurecimento de camadas sucessivas de areia, possui grande apelo cênico e valor científico para a Geologia e Geomorfologia, bem como para estudos ambientais, visto que o relevo abriga ecossistemas típicos dos Campos Gerais do Paraná, incluindo espécies da flora e fauna endêmicas da região.

Vila Velha há muito tempo notabilizou-se como importante pólo de visitação turística. As esculturas naturais em arenito têm recebido denominações diversas sugeridas pelos visitantes, tais como: leão, camelo, esfinge, proa do navio, garrafa, tartaruga e a taça, sendo esta o símbolo de Vila Velha, além de dezenas de outras, cujas alturas variam de poucos metros a cerca de 20 m, distribuídas numa área com cerca de 10 ha. O parque foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, abriga uma fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros. Atualmente, a responsabilidade administrativa do parque é do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Além do relevo ruiniforme em arenitos, o parque criado incluiu ainda outras feições, como as Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e a Lagoa Dourada que possui este nome porque ao pôr do sol suas águas ficam douradas. O Parque Estadual, que durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, teve algumas de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.
           A criação do PEVV, com 3.122,11 ha, pela Lei Estadual no 1.292, ocorreu em de 12 de outubro de 1953. Até o ano 2000 o PEVV ainda era administrado por três instituições com objetivos muito distintos (turismo, pesquisa agropecuária e proteção ambiental), e não existia plano de manejo que disciplinasse sua utilização. A partir de 2000, iniciou-se um esforço de revitalização do PEVV, visando adequá-lo à legislação atual, e dotá-lo de plano de manejo e infra-estrutura compatível com a grande visitação observada.

  1. DESENVOLVIMENTO

A aula prática desenvolvida no Parque Estadual de Vila Velha (PEVV) ocorreu no dia dois de abril de 2016, pelas disciplinas de Geologia e Educação Ambiental, com orientação respectivamente das professoras Silva Keiol e Janete Dubiaski. A atividade iniciou-se às 10 horas da manhã, encerrado a visita às 16 horas, totalizando 6 horas de atividade.

Na área receptiva do PEVV, são disponíveis: banheiros, lanchonete, loja, espaço para palestras e espaço histórico com exposição de banners, quadros e painéis. Diversos guias trabalham no local, os quais ficam dispostos a orientar sobre o parque e apresentar suas características.

Logo após a chegada ao PEVV, recebemos uma guia que ficou encaminhada de nos acompanhar. Inicialmente, fomos encaminhados a uma sala onde recebemos uma aula sobre o histórico da área.  Após a apresentação e alguns comentários sobre a região, foi nos passados um vídeo sobre os aspectos gerais do parque, desde seu histórico com a origem da formação das rochas, das furnas presentes, indicando largura e profundidade, a Lagoa Dourada, que no por do sol apresenta uma coloração dourada na água, até o espaço aberto aos turistas, citando também sobre a criação do parque e suas regras para preservação ambiental. O vídeo apresentado continha informações gerais sobre o PEVV, durante o período do vídeo recebemos exemplares do arenito Vila Velha para visualização e tato.

Após essa atividade fomos orientados pela guia sobre os passeios que faríamos durante o dia, num total foram realizados dois passeios.

O primeiro passeio ocorreu nos arenitos Vila Velha. A cada 10 minutos, ônibus partem do receptivo e levam ao roteiro dos arenitos (1h30 de duração). A Guia durante toda atividade fez observações, tais como as árvores da região, a formação dos arenitos e suas diversas formas. Algumas foram denominadas conforme a imaginação dos visitantes. Foram vistas formas de bota, leão, índio, garrafa, urso, girafa, gato entre outros. Posteriormente, continuando a trilha do arenito, passamos pela área de arborização, em processo de reflorestamento. Região que pode ser observado alguns exemplares da fauna, como o esquilo e alguns pássaros. Na volta optamos pela rota alternativa, uma trilha de 15 minutos que nos levou de volta a área receptiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com