TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DA PRÁTICA REGULAR DA HIDROGINÁSTICA NOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL DIRECIONADAS À SAÚDE EM IDOSOS

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

EFEITOS DA PRÁTICA REGULAR DA HIDROGINÁSTICA NOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL DIRECIONADAS À SAÚDE EM IDOSOS

Alunos: Manoel Jose de Souza Neto,

Fabio Codo.

Graduandos do Curso de Educação Física da Unifadra – Dracena /SP

Orientador: Professor Anderson Rogerio Lecca

Departamento de Educação Física da Unifadra-Dracena/SP

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos observa-se um crescimento significativo da população idosa devido, dentre outros fatores, aos avanços tecnológicos e da saúde bem como as baixas taxas de natalidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2008 o Brasil possuía cerca 21 milhões de idosos e, estima-se que até o ano de 2050 existirão aproximadamente 64 milhões de idosos, correspondendo a cerca de 30% da população brasileira (IBGE, 2008).  

Assis et al ( 2007, p. 63), em seu estudo, afirma e contextualiza a preocupação da Organização Mundial da Saúde com o aumento da expectativa de vida. Esta preocupação remete á uma intensa demanda por estudos e análises para uma melhor definição de políticas públicas de prevenção de saúde no envelhecimento (VERAS E CALDAS, 2004).

 Uma pesquisa realizada com idosos por Mazo et al (2006), aponta que a auto-estima e a auto-imagem estão ligeiramente relacionadas e ambas dizem respeito ao nível de saúde , isto é, idosos que não possuem diagnósticos de doenças, tende a se sentirem melhores consigo mesmo, além disso, quanto mais ativos, melhores o nível de saúde e de sentimentos positivos.

Um estilo de vida sedentária pode acelerar o processo de envelhecimento (CHERKAS ET AL., 2008). Apesar da comprovação de que a atividade física minimiza os declínios do envelhecimento, o sedentarismo tem aumentado muito na atualidade, contribuindo para acelerar as perdas funcionais no idoso (MAZO, 2007).

O envelhecimento é marcado por um declínio nas capacidades motoras, redução da força, flexibilidade, velocidade e da resistência aeróbia, causando dificuldade na realização das atividades diárias e manutenção de um estilo de vida saudável (Marques, 1996).

Segundo Weineck (1991) e Acms(1994) em um programa de exercícios para idosos devem estar incluídos o treino de força muscular, da flexibilidade e da resistência aeróbia.

De acordo com Philips & Haskel apud Marques (1996) a preocupação com esses componentes se deve a notável diminuição da resistência de força após os 60 anos de idade, do mesmo modo a flexibilidade e a resistência diminuem com a idade.

Sabe-se que a água é tida como fonte terapêutica desde a Antiga Grécia, devido a isso, muitos atletas utilizam-se de procedimentos em água para se recuperarem de lesões, uma vez que alguns estudos comprovam que a água pode auxiliar no sistema imunológico, melhorar a digestão e a sensação de dor (NORONHA, 2013).

Barbosa e colaboradores (2001) apud  Assis et al (2007, p. 70), definem que  “a prática de uma atividade física, bem como da hidroginástica, que torna o idoso mais apto e mais saudável, proporcionará uma melhora na qualidade de vida para esta faixa etária, devido aos vários benefícios que ela oferece, como acréscimo anatomo- fisioláogicos e sócio-afetivos, melhora das capacidades físicas e cognitivas.”

A hidroginástica é conceituada por vários autores como a realização de exercícios físicos no meio aquático, facilitando o movimento, utilizando os membros inferiores e superiores em imersão vertical, constituída por como uma atividade alternativa de condicionamento físico, cujo objetivo é aumentar a força e a resistência muscular, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e a amplitude articular, aproveitando a resistência da água como sobrecarga (BONACHELA, 2001; KRUEL, 1994;SOARES, MONTEIRO, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com