TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.473 Palavras (18 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 18

Epidemiologia

  • 2⁰ Slide: Esse é um trecho de um livro chamado O Mapa do Fantasma que descreve de forma simples como começou e ser disseminada a primeira epidemia que tem seus registros incontestáveis “Em um bairro pobre da nova metrópole, Sarah Lewis, aproveitou que seu bebê de seis meses dormia um pouco, depois de horas de choro e diarréia, para colocar de molho em um balde os panos sujos da criança doentia. Após a limpeza, Sarah fez como sempre: despejou a água em uma fossa em frente a sua casa.”

(a doença descrita é a cólera que é transmitida pela agua, as condições de higiene daquela época eram péssimas, o que ajudava a disseminação da doença)

  • 3⁰ Slide: Primeiros Registros

- A primeira grande contribuição para a Epidemiologia foi de John Snow por seu Ensaio “Sobre a maneira de transmissão da cólera” de 1855, no qual apresenta seus estudos observacionais de casos de cólera ocorridos em Londres entre 1849 e 1854.

- O autor descreve o comportamento da cólera por meio de dados de mortalidade, estudando, numa sequência lógica, a frequência e a distribuição dos óbitos segundo a cronologia dos fatos e os locais de ocorrência.

- Além de efetuar um levantamento de outros fatores relacionados aos casos, objetivando elaborar hipóteses causais.

- Embora as ideias de Snow tenham se desenvolvido a partir dos conceitos de outros cientistas, ele deu novos conceitos como causa/efeito e medida de ocorrência, além de se apresentar a sistematização da metodologia epidemiológica que permaneceu sem alterações até meados do século 20.

- Snow nessa metodologia estabeleceu um Raciocínio epidemiológico que pode ser resumido da seguinte forma:

       1. Descrição do comportamento da cólera, segundo os atributos de tempo, estado e pessoa

       2. Busca de associações causais entre doenças e determinados fatores por meio do exame de fatos e avaliação das hipóteses existentes.

       3.Formulação de hipóteses mais específicas e depois se surgirem dados adicionais testa novas hipótese.

  • 4⁰ Slide:  Agora vamos ligar Snow diretamente a Cólera, Snow morava em Londre e em seus estudos ele se propôs a demonstrar que as evacuações de um doente podiam disseminar o que ele chamava de “veneno mórbido” para a população que fizesse uso daquela agua. Snow então meio que exigiu providencias com relação as condições sanitárias e com isso o pais conquistou fornecimento de água potável a toda sua população.
  • 5⁰ Slide: Definição: “Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.”
  • 6⁰Slide: Simplificando, Epidemiologia é a ciência que estuda os padrões das ocorrências de doenças em populações humanas e e os fatores determinantes destes padrões, não aborda a doença em “ nível individual” aborda o processo saúde-doença em “grupo de pessoas”   -----   Portanto é o estudo de alguma coisa que afeta ou aflige a população.
  • 7⁰ Slide: Origem

- Hipócrates o pai da medicina foi quem fez os primórdios da epidemiologia no século IV a.c

- quando ele buscou apresentar explicações, com fundamento no racional e não no sobrenatural, a respeito da ocorrência de doenças na população.

O maior legado dele foi com relação a ética na medicina, que apartir disso foram criadas normas a serem seguidas e entre elas Lutar contra o que esta provocando a enfermidade, porque ele na época dele observou que os fatores ambientais influenciam na ocorrência de doenças, mas não conseguiu dar profundidade aos estudos. E durante muitos tempo os estudos de epidemiologia ficaram só nisso e foi somente no século XIX com Snow que a distribuição de doenças em grupos humanos passou a ser medida em larga escala.

  • 8⁰ Slide: Pilares da Epidemiologia Atual

- Ciências Biológicas – Trata da parte Clínica, patológica, microbiológica, parasitológica e a imunológica. (que estuda os agentes)

- Ciências Sociais – A busca de melhor conhecimento da interação do social com o biológico na produção da doença. (estuda o que os doentes tem em comum)

- Estatística – Arte de coletar, resumir e analisar dados sujeitos a variações como a aleatoriedade dos eventos e o controle de variáveis que dificultam a interpretação dos resultados. (é a parte que faz os dados)

  • 9⁰ Slide: Premissas Básicas:

Agravos à saúde não ocorrem ao acaso (as pessoas nao ficam doentes sem explicação). - Distribuição desigual dos agravos na população (porque tem pessoas que ficam doentes e outras não). -  Distribuição desigual dos fatores de risco (depois de descobrir o que causa, descobrir porque o fator existe em certos lugares e em outros não). -  Conhecimento destas situações orienta aplicação de medidas preventivas e curativas direcionadas. - O propósito da epidemiologia (o que investigar)  – (e com tudo isso são feitas as) Definições de saúde e doença (causa versus determinantes)  – (e para que tudo isso ocorra é preciso saber qual) Abordagem epidemiológica/método epidemiológico (deve ser usado).

  • 10⁰ Slide: Objetivos:

Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas (qualquer tipo de problema dos infecciosos aos não) - Conhecer dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção e promoção da saúde, controle e tratamento das doenças. (esses dados essenciais são  as premissas básicas do slide anterior que são usadas para prevenção e tratamento) - Estabelecer prioridades para melhorar cada vez mais o nível de saúde da população. ( identificar quais doenças precisam “sumir” primeiro - Identificar os fatores etiológicos das doenças. ( o que causa, como foi dito no slide anterior)

  • 11⁰ Slide: Estado de saúde das populações: A epidemiologia é frequentemente utilizada para descrever o estado de saúde de grupos populacionais.

- O conhecimento da carga de doenças que subsiste na população é essencial para as autoridades em saúde. (para verificar se determinada população pode ser considerada saudável, as autoridades levam em conta todos os tipos de doenças, infecciosas ou não.) - Esse conhecimento permite melhor utilização de recursos através da identificação de programas curativos e preventivos prioritários à população. (para saber qual é o melhor método para aplicar naquela população)

  • 12⁰ Slide: Conceitos:

- Surto: Epidemia de proporções reduzidas, que acomete poucas pessoas, atingindo uma pequena comunidade humana, restrita a instituições fechadas. Também pode ser só em escolas, bairros e afins

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com