TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Seção crítica corresponde à região no qual ocorre a sincronização de processos em um sistema computacional

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.166 Palavras (25 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 25

Programação Concorrente – Lista de exercício

  1. (ENADE) A seção crítica corresponde à região no qual ocorre a sincronização de processos em um sistema computacional.

Nessa seção, naquele instante, só poderá ser ocupada por uma thread, pois objetivo e disciplinar o uso de métodos específicos a partir de várias requisições. Cada processo deve solicitar autorização para entrar em sua seção crítica, solicitação essa implementada pela seção de entrada.

Em relação à seção crítica é válido afirmar:

  1. Uma solução para o problema da seção crítica deve satisfazer três requisitos: Exclusão mútua; progresso; espera limitada.
  2. Cada processo dispõe de várias seções críticas constituído de um segmento de código
  3. Uma seção crítica está vinculada a vários processos.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

  1. A alternativa II está correta e a alternativa I está incorreta.
  2. A alternativa I e II estão corretas.
  3. A alternativa I e III estão corretas.
  4. A alternativa II e III não estão corretas.
  5. A alternativa II está correta e a alternativa III está incorreta.

  1. A virtualização permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com seu próprio sistema operacional. Essa técnica tem ganhado importância nos dias atuais e vem sendo utilizada para resolver diversos tipos de problemas.

Considerando os diversos aspectos a serem considerados na utilização da virtualização, avalie as afirmações abaixo.

  1. Um sistema operacional sendo executado em uma máquina virtual utiliza um subconjunto da memória disponível na máquina real.
  2. Uma das aplicações da virtualização é a disponibilização de múltiplos sistemas operacionais para teste de software.
  3. A virtualização só pode ser utilizada em sistemas operacionais Linux.
  4. Um sistema operacional executado em uma máquina virtual apresenta um desempenho superior ao que alcançaria quando executado diretamente na mesma máquina real.

É correto apenas o que se afirma em A I.

B III.

C I e II. D II e IV. E III e IV.

  1. Apesar de todo o desenvolvimento, a construção de computadores e processadores continua, basicamente, seguindo a arquitetura clássica de von Neumann. As exceções a essa regra encontram-se em computadores de propósitos específicos e nos desenvolvidos em centros de pesquisa. Assinale a opção em que estão corretamente apresentadas características da operação básica de um processador clássico.

  1. Instruções e dados estão em uma memória física única; um programa é constituído de uma sequência de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória de acordo com a ordem dessa sequência e, quando é executada, passa- se, então, para a próxima instrução na sequência.

  1. Instruções e dados estão em memórias físicas distintas; um programa é constituído de um conjunto de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória quando o seu operando-destino necessita ser recalculado; essa instrução é executada e o resultado é escrito no operando de destino, passando-se, então, para o próximo operando a ser recalculado.
  1. Instruções e dados estão em uma memória física única; um programa é constituído de um conjunto de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória quando todos os seus operandos-fonte estiverem prontos e disponíveis; essa instrução é executada e o resultado é escrito no operando de destino, passando-se, então, para a instrução seguinte que tiver todos seus operandos disponíveis.
  1. Instruções e dados estão em memórias físicas distintas; um programa é constituído de um conjunto de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória quando todos os seus operandos-fonte estiverem prontos e disponíveis; essa instrução é executada e o resultado é escrito no operando de destino, passando-se, então, para a instrução seguinte que estiver com todos os seus operandos disponíveis.
  1. Instruções e dados estão em memórias físicas distintas; um programa é constituído de uma sequência de instruções de máquina; uma instrução é lida da memória de acordo com a ordem dessa sequência e, quando é executada, passa- se, então, para a próxima instrução na sequência.
  1. As memórias cache são usadas para diminuir o tempo de acesso à memória principal, mantendo cópias de seus dados. Uma função de mapeamento é usada para determinar em que parte da memória cache um dado da memória principal será mapeado. Em certos casos, é necessário usar um algoritmo de substituição para determinar qual parte da cache será substituída.

Suponha uma arquitetura hipotética com as seguintes características:

  • A memória principal possui 4 Gbytes, em que cada byte é diretamente endereçável com um endereço 32 bits.
  • A memória cache possui 512 Kbytes, organizados em 128 K linhas de 4 bytes.
  • Os dados são transferidos entre as duas memórias em blocos de 4 bytes. Considerando os mapeamentos direto, totalmente associativo e associativo por conjuntos (em 4 vias), redija um texto que contemple as organizações dessas memórias, demonstrando como são calculados os endereços das palavras, linhas (blocos), rótulos (tags) e conjunto na memória cache em cada um dos três casos. Cite as vantagens e desvantagens de cada função de mapeamento, bem como a necessidade de algoritmos de substituição em cada uma delas.

Com relação ao gerenciamento de memória com paginação em sistemas operacionais, assinale a opção correta.

A As páginas utilizadas por um processo, sejam de código ou de dados, devem ser obrigatoriamente armazenadas na partição de swap do disco, quando o processo não estiver sendo executado.

B Todas as páginas de um processo em execução devem ser mantidas na memória física enquanto o processo não tiver terminado.

C Um processo somente pode ser iniciado se o sistema operacional conseguir alocar um bloco contíguo de páginas do tamanho da memória necessária para execução do processo.

D O espaço de endereçamento virtual disponível para os processos pode ser maior


que a memória física disponível.

E Um processo somente pode ser iniciado se o sistema operacional conseguir alocar todas as páginas de código desse processo.

  1. Para explicar deadlock, Dijkstra contou a estória do jantar dos filósofos em que numa mesa redonda, com 5 pratos e 5 talheres, 5 filósofos se sentaram a fim de comer e pensar. Os filósofos compartilhavam de talheres comuns, pois, após pensarem, cada um em seu tempo, pegava o talher disponível a direita, para  depois pegar o da esquerda e assim comer. Só depois de comer, o filósofo disponibilizaria o talher para outro filósofo. Sendo assim, havia hora ou outra um filósofo precisaria esperar o talher ser disponibilizado para comer. O problema de deadlock surgia quando todos os filósofos pegavam um talher da direita, não tendo assim talher a esquerda disponível o que fazia todos esperar eternamente um  talher ser disponibilizado, já que eles precisavam de dois talheres para comer e só disponibilizaria o seu talher após comer.

Para este problema, veja três prováveis soluções abaixo:

  1. - Permitir que apenas quatro filósofos sentem a mesa simultaneamente
  2. - Permitir que um filósofo pegue um garfo apenas se o outro estiver disponível
  3. - Permitir que um filósofo ímpar pegue primeiro o seu garfo da esquerda e depois o da direita, enquanto um filósofo par pegue o garfo da direita e, em seguida, o da esquerda

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente a solução I funciona.
  2. Somente as soluções I e III funcionam.
  3. A solução III não funciona.
  4. Todas as soluções funcionam.
  5. O problema do jantar dos filósofos não tem solução.

  1. Como a memória principal de um computador é organizada?

O computador possui dispositivos que permitem armazenar dados, instruções e resultados. A esses dispositivos dá-se o nome de memórias. Comunicam diretamente com o processador e armazenam temporariamente (RAM e Cache) ou permanentemente (ROM) pequenas quantidades de informação. Devido ao seu cariz fundamental, este tipo de memória foi designado MEMÓRIA PRINCIPAL, CENTRAL ou PRIMÁRIA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (244.6 Kb)   docx (694.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com