TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Da Cadeia De Abastecimento

Dissertações: Processos Da Cadeia De Abastecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  1.519 Visualizações

Página 1 de 7

Processos da cadeia de abastecimento

Visão geral:

Os ciclos de planejamento e de execução, em segmentos de indústria, são normalmente curtos. Mudanças de demanda requerem uma flexibilidade na produção.

Para buscar a vantagem competitiva, o primeiro passo a ser dado é entender os processos que compõem a cadeia de abastecimento integrada e de que forma eles afetam o ecossistema organizacional.

O processo da cadeia de abastecimento é de fundamental importância para a redução de custos, gerando impactos positivos no crescimento das vendas e dos lucros, por meio da diminuição dos ciclos e aumento da flexibilidade. Esses processos devem ser flexíveis, pois divergem de segmento para segmento, até mesmo empresas do mesmo ramo possuem processos distintos, todos possuem suas particularidades.

Reconhecidamente, as organizações precisam criar novas formulas para obter sucesso. Adaptações no ecossistema são fundamentais. A tecnologia da informação tem afetado todos os segmentos e, de alguma forma, tem contribuído de maneira relevante com os processos por meio da disponibilização de informações, da automação, da integração e otimização das funções empresariais.

Processo de planejamento:

O planejamento propicia uma visão clara de todo o processo, permitindo que se entenda as limitações e restrições dos diferentes recursos que compõem a cadeia.

Na cadeia de abastecimento integrada, o principal objetivo do planejamento é propiciar uma visão clara de todo o processo como um todo, avaliando metas e restrições em compras, produção e distribuição num horizonte de tempo predeterminado.

A tecnologia da informação tem evoluído significativamente, possibilitando que os planos bastante ricos sejam elaborados. Contudo, não é só a ferramenta que facilita o processo de planejamento. O conhecimento de mercado, as eficiências dos recursos internos e externos, as atividades de vendas são fatores que determinam a elaboração dos planos.

O plano mestre da cadeia de abastecimento orienta os planos operacionais. Qualquer disfunção que afete o processo deve ser analisada, ainda que culmine com possíveis alterações nos planos.

Ainda que obrigatoriamente deva existir um planejamento estratégico com visão total da cadeia de abastecimento, é possível dividi-lo em três subprocessos a fim de obter planos operacionais e táticos mais detalhados e focalizados em processos relevantes. São eles: planejamento de suprimentos, de produção e distribuição. O fluxo logístico será muito mais eficiente se houver uma integração entre esses planos de tal forma que um plano consistente possa ser gerado para toda a cadeia de abastecimento.

Planejamento da cadeia de abastecimento

É orientado pelas necessidades provenientes do plano de negócios da empresa ou plano empresarial. É de fundamental importância o alinhamento desses planos. A análise de produtos, serviços, mercados, concorrentes, demanda e fornecedores são fatores essenciais para a longa caminhada até o êxito.

A demanda é o ponto de partida para a elaboração do plano global da cadeia de abastecimento.

A seguir são apresentados os subprocessos básicos de planejamento:

• Análise de requerimento do negócio: Consiste no processo de análise e definição das prioridades de negócio que demandam necessidades de serviço ou produto na cadeia de abastecimento.

• Análise das necessidades de recursos: Uma vez identificadas e estabelecidas as prioridades da demanda, devem ser avaliados todos os elementos que caracterizem como recursos necessários para suportar os requerimentos do negócio, considerando-se que realmente agregam valor. A identificação das demandas e necessidades é o primeiro passo a se iniciar o processo de planejamento.

• Equilíbrio dos recursos disponíveis e das necessidades: Consiste em buscar equilíbrio entre a demanda e os recursos disponíveis na cadeia de abastecimento. A necessidade de recursos é orientada pela demanda.

• Elaboração de planos: Refere-se à definição das ações que serão tomadas em um período preestabelecido para que os recursos definidos possam suportar as demandas da cadeia de abastecimento.

Planejamento de suprimentos:

Tem o objetivo de definir as ações para a obtenção de materiais necessários à satisfação da demanda requerida pela cadeia de abastecimento.

• Análise das necessidades de materiais:

Corresponde à identificação dos materiais necessários usados para agregar valor a um produto ou a um serviço. Com base na demanda, é necessário calcular a necessidade de materiais.

• Análise das restrições de suprimentos:

Corresponde à identificação das fontes de suprimento e de sua capacidade para atender à demanda de materiais ou serviços.

• Equilíbrio das necessidades de materiais com capacidade de suprimento:

Corresponde à tarefa de desenvolver atividades voltadas para obtenção dos recursos materiais, baseando-se na necessidade de materiais. Com base na demanda é necessário analisar as limitações dos recursos para obtenção dos suprimentos.

• Elaboração do plano de suprimentos:

Refere-se à definição das ações que serão tomadas dentro de um período com o objetivo de atender às necessidades de materiais requeridas pela cadeia de abastecimento. O plano de suprimentos orientará a obtenção dos recursos necessários para atender à demanda.

Planejamento de produção

É o planejamento que corresponde ao desenvolvimento das ações que irão orientar os recursos da produção em relação às necessidades de produção especificadas pela demanda.

Principais atividades na elaboração de um plano de produção:

• Análise das necessidades de produção: corresponde ao processo de identificação de todos os elementos que atuarão como fontes de demanda na fabricação de um produto.

• Análise dos recursos de produção: uma vez identificadas e estabelecidas as prioridades da demanda, serão avaliados todos os elementos que caracterizam como recursos necessários para a produção de um produto, considerando aqueles que realmente agreguem valor.

• Equilíbrio dos recursos de produção com as necessidades de produção: consiste em equilibrar as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com