TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação

Por:   •  30/4/2020  •  Seminário  •  3.887 Palavras (16 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 16

Estado de Santa Catarina

Secretaria de Estado da Educação

1ª Gerência Regional de Educação – GERED

CEDUP - GV

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - GETÚLIO VARGAS

Linha Cruzinhas            Cx. Postal 259   Telefone/Fax (49) 3622-0221

CEP 89.900-000            São Miguel do Oeste    Santa Catarina

CNPJ – 82.951.328/0001-58

                                         Trabalho de Zootecnia

Alunos: Ariele Shoenhals, Thomas Volpato, Julio Barbosa Schwendle e Lucas Rossarola

Professor: Vanderson Kleinert

Turma: 102

São Miguel do Oeste – SC

2019

Biosseguridade e Manejo Profilático em Granjas Avícolas

        O trabalho a seguir irá abordar os assuntos de manejo profilático e bioseguridade na avicultura, sendo ambos de grande importância não apenas restritamente na avicultura, abrangendo assim várias outras formas de criações de animais, tanto de grande, médio e pequeno porte para assim prevenir e evitar imprevistos indesejáveis além de elimina-los da maneira mais eficiente o possível.

        O manejo profilático se distingue da bioseguridade, sendo desta forma o manejo profilático está mais relacionado com as medidas de controle para evitar que imprevistos indesejáveis aconteçam e a bioseguridade as normas se procedimentos utilizados para evitar a entrada de doenças infecciosas em qualquer local de produção.

        De maneira geral a união do manejo profilático e da bioseguridade na avicultura vem de encontro a diversos temas os quais serão abordados neste trabalho, para desta forma mostrar e comentar sobre suas importâncias métodos de aplicação entre outras coisas relevantes ao tema.

Os principais procedimentos que devem conter um programa de biosseguridade e manejos profiláticos são os seguintes:

Isolamento

  • Localização

Todo aviário deve ser construído o mais longe e isolado de outras estruturas que contenham aves de diferentes idades ou espécies (distância mínima 300 metros) ou de outras granjas de aves (distância mínima 3 quilômetros). Também, as granjas devem ser mantidas o mais distante e isolado possível de qualquer centro urbano, local de abate, lixão, entre outros.

Está exigência se dá pelo fato de que em condições climáticas favoráveis, as aves podem infectar-se por micro-organismos transportados nas partículas de poeira pelo vento. Portanto, quanto mais isolada for mantida a granja, menor é a probabilidade de infecção por doenças trazidas de fora.

Nas granjas, deve-se ter uma estrada “limpa” e uma estrada “suja”. Na estrada limpa, devem transitar funcionários, materiais e ração para chegar aos setores. Na estrada suja devem ser transportados resíduos, como o esterco, as mortalidades do dia e a aves para o abate.

A granja deve conter uma cerca perimetral para impedir a entrada de pessoas e veículos não autorizados, além de outros animais. Estas cercas podem ter características especiais que permitam um melhor controle de roedores e evitem a entrada de animais menores.

  • Características dos aviários

Deve-se ter um bom isolamento do teto e das paredes, para assim favorecer a manutenção das condições ambientais de temperatura e umidade adequadas, além da melhor execução dos programas de biosseguridade. Os aviários climatizados devem minimizar o risco de entrada de contaminantes pela entrada ar. Deve-se ficar atento para a direção dos exaustores de ar, para evitar que os mesmos eliminem a poeira para a portaria ou para a estrada interna da granja. A estrutura deve estar cercada (mínimo de 2 metros de altura) em seu perímetro e com somente duas entradas, permanecendo as portas e portões fechados todo o tempo. Também, deve-se manter uma extensão por fora da cerca livre de vegetação de 10 metros evitando assim, a circulação de roedores.

Controle de trânsito

  • Controle de visitas e dos funcionários

Nas granjas de matrizes, deve-se evitar as visitas ao máximo possível. As pessoas de manutenção que trabalham nas granjas pode ser um risco grande, devido a possibilidade de levar cargas microbianas de uma granja a outra através das caixas de ferramentas e dos maquinários usados. Os funcionários devem evitar contatos com aves de fundo de quintal e outras aves antes de entrar na granja. Os veterinários e gerentes devem tomar cuidados máximos, pois visitam mais de uma granja e podem ter visitado granjas infectadas. Por isso devem respeitar um fluxo de visitas das granjas com lotes de animais mais jovens para os mais velhos.

Todos os funcionários e visitantes devem tomar banho, trocar de roupa e calçados. Deve-se ter uma atenção especial com o cabelo, unhas, além de ensaboar as narinas e assoar o nariz para retirar resíduos de poeira de ambientes externos visitados antes. No interior da granja, as pessoas deverão usar uniformes e calçados específicos. Os uniformes devem ser lavados pelos menos três vezes na semana.

Os visitantes e os terceiros prestadores de serviços devem usar roupas de cores distintas a dos funcionários, se possível de cor bem chamativa, por exemplo amarelo cor de gema e ou vermelho, isto se justifica pois permite que os funcionários e responsáveis das granjas possam observar qualquer conduta em desacordo com as regras de biosseguridade da granja. As salas de chuveiros devem estar separadas por áreas limpas e sujas, com o movimento em um único sentido. É obrigatório por lei o uso de um livro de controle de visitas, onde se especifique o nome da pessoa, da empresa, do motivo da visita, a data da visita e se teve contato com outras aves e animais. A entrada dos aviários devem ter pedilúvios para a desinfecção dos calçados. O pedilúvio deve contar com solução de desinfetante e que esta deve ser trocada sempre que estiver suja e com resíduos orgânicos. É muito importante a lavagem dos calçados ou botas antes de mergulhar no pedilúvio.

O trânsito das pessoas deve ser sempre dos lotes de aves mais jovens para os lotes de aves mais velhas. Devemos dar atenção ao banho com troca de roupas e atenção especial a lavagem de mãos quando visitamos diferentes lotes ou com idades diferentes. Os funcionários e visitantes não devem ter aves em suas residências e devem evitar em contato antes de entrar na granja.

  • Controle de aves de fundo de quintal nas propriedades dos vizinhos

Quando for possível, devemos fazer acordos por escrito com os vizinhos num raio de 1 a 2 quilômetros para que eles não criem aves de fundo de quintal e em contrapartida a empresa pode doar frangos abatidos e ou ovos por mês. Havendo estes acordos, empresa deve fazer inspeções regulares, (no mínimo uma vez ao mês) e que deve estar a cargo do responsável da granja fazer estas visitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com